Vilhena hoje é um pólo regional consolidado
Vilhena hoje é um pólo regional consolidado

Hoje, sábado, 23, Vilhena está em festa. O município completa 36 anos de emancipação político/administrativa.

Criada em torno de um posto telegráfico instalado pelo Marechal Cândido Rondon no início do século passado, a cidade começou a se desenvolver de fato há cerca de 40 anos, a partir da decisão do governo militar em colonizar a Amazônia.

Antes disso, o núcleo existente no sul do estado de Rondônia já era um pequeno pólo no meio da floresta dotado de aeroporto com boa estrutura. A pista de pouso, administrada pela FAB, tinha sido construída nos anos 60, para dar suporte a abertura da estrada que hoje se denomina BR 364, iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek.

Na primeira metade da década de 70, o governo federal criou programas de distribuição de terras em massa na região, atraindo milhares de imigrantes, oriundos principalmente no norte do Paraná e Rio Grande Sul. A participação dos sulistas na consolidação do povo e costumes da cidade é tão marcante que suas características estão presentes até hoje nos hábitos do vilhenense.

O aeroporto e a localização geográfica privilegiada compensou a então considerada “pobreza” do solo local para a produção agropecuária, e a pequena vila tornou-se ponto obrigatório de passagem e comércio no sul rondoniense e norte do Mato Grosso.

Com a população crescendo em escala exponencial, a cidade contou com um enorme parque industrial voltada a exploração da atividade madeireira. Depois disso, começou a diversificação da produção, com outras manufaturas sendo agregadas ao sistema produtivo. O crescimento da cidade obrigou o então Território de Rondônia investir em infraestrutura básica para atender as necessidades primárias da comunidade. Em 1.977 veio a emancipação político-administrativa, e a cidade começou a caminhar com as próprias pernas.

A partir da década de 80 os vilhenenses começaram a escolher através do voto seus administradores e representantes no Legislativo, com o Município dando início a sua história política. A cidade já elegeu deputados estaduais e um federal, além de ter tido um senador da República. Atualmente administrada por Zé Rover, que está em seu segundo mandato, Vilhena hoje é um pólo regional consolidado, e é considerada uma das melhores cidades da Região Norte do Brasil para se viver e investir.

O município é considerado um dos melhores da Região Norte do Brasil para se viver e investir.
O município é considerado um dos melhores da Região Norte do Brasil para se viver e investir.

 

 

A cidade começou a se desenvolver de fato há cerca de 40 anos
A cidade começou a se desenvolver de fato há cerca de 40 anos
Vilhena hoje é um pólo regional consolidado
Vilhena hoje é um pólo regional consolidado

 

Em 1.977 veio a emancipação político-administrativa, e a cidade começou a caminhar com as próprias pernas.
Em 1.977 veio a emancipação político-administrativa, e a cidade começou a caminhar com as próprias pernas

Fonte – Extra de Rondônia

Texto – da Redação

Fotos: Vicente Moreira

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO