presos enem 2013 colorado do oesteÉ fato que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já se tornou a principal via de acesso de qualquer cidadão brasileiro à universidade. As provas da edição 2013 foram realizadas de modo diferenciado para homens e mulheres que cumprem pena no sistema carcerário entre os dias 3 e 4 de dezembro. No município de Colorado do Oeste, por exemplo, dez detentos participaram do certame.

De acordo com a nota enviada pelo professor Odair José Missiatto, que ajudou na aplicação das provas, quatro presos que participaram desta edição do ENEM já concluíram o Ensino Médio, sendo que dois deles finalizaram os estudos básicos dentro da própria casa de detenção. Os demais participantes ainda estão concluindo o Ensino Médio.

Aqueles que obtiverem nota suficiente para a aprovação, e já estiverem no regime semiaberto, poderão tentar na justiça liberação para iniciar uma faculdade. A realização do ENEM, quanto as aulas dos Ensinos Médio e Fundamental, além dos cursos de pedreiro e pintor que acontecem na casa de detenção são realizados através de uma parceria com a Associação de Proteção aos Detentos de Colorado do Oeste (APAD), Juizado da Vara de Execução Penal, Ministério Público, núcleo da Sejus em Colorado do Oeste, além da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) que cedeu professores do CEEJA Tancredo Neves para o projeto.

casa de detencao enem 2013

 

presos enem 2013 colorado do oeste.jpg 2

Fonte: Extra de Rondônia

Texto: Rômulo Azevedo

Fotos: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO