"Das Estampas" é o título do novo livro do professor Aguinaldo Gonçalves
“Das Estampas” é o título do novo livro do professor Aguinaldo Gonçalves

“Das Estampas” é o título do livro que o professor Aguinaldo José Gonçalves, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de São José do Rio Preto –  lançará, às 19h30 desta quarta-feira (11), em Vilhena. A cerimônia será realizada no auditório da Galeria Mirage, a partir das 19h30.

Aguinaldo Gonçalves acumula uma série de especialidades nas quais é bastante reconhecido. O professor, Livre-Docente pela Universidade estadual Paulista (Unesp), também é ensaísta, poeta e crítico de arte. A irreverência em suas análises e interpretações é uma de suas marcas. Estudioso das artes comparadas, é reconhecido nacional e internacionalmente como especialista das relações intersemióticas entre Literatura e outros sistemas – Pintura, Escultura, Arquitetura, Cinema e Música. Realizou o Mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, de 1973 a 1988.

Aguinaldo é uma figura conhecida no meio acadêmico do município. Ele esteve presente na última edição do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Vilhena (XVIII SELL) e é professor convidado do doutorado interinstitucional em Letras (Dinter)na Universidade Federal de Rondônia. Tendo publicado mais de 50 livros ao longo de sua trajetória por diversas áreas, Aguinaldo vem a Vilhena para o lançamento do livro “Das Estampas”, obra até agora muito elogiada no meio literário nacional.

O livro apresenta uma forma bastante original de pensar a poesia e a arte. Aguinaldo promove um verdadeiro mosaico de ideias cujo eixo, como o próprio autor define, consiste na “composição ‘de esferas humanas’ em seus retratos, mas não em suas exatas realidades'”. O olhar super peculiar de Aguinaldo Gonçalves sobre a pintura, é o que mais surpreende.

Texto e Foto: Assessoria (Fernando Henrique de Araujo)

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO