josemar e secretario de suadeNessa semana a Secretaria Municipal de Saúde de Colorado do Oeste recebeu uma notificação do Ministério da Saúde contendo uma portaria em anexo informando a relação dos municípios contemplados no Estado de Rondônia com recursos financeiros para estruturação da vigilância alimentar e nutricional em unidades básicas de saúde com equipes de atenção básica com adesão ao PMAQ-AB.

O informe já trouxe muita satisfação à administração do município, pois confirmava a vinda do recurso financeiro, porém no mesmo trazia a nota de cada ente rondoniense em relação ao atendimento na atenção básica de saúde.

Colorado obteve a maior nota de classificação, 4,254, entre os  municípios que aderiram ao PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade, sendo um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. O programa funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

A Nota Técnica foi elaborada com o objetivo de fornecer, de forma rápida e qualificada, a situação de implantação e de recursos financeiros dos programas estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS).

A Nota Técnica contém informações sobre: transferências financeiras do PAB Fixo e Variável, Cobertura e implantação de Equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família entre outros programas.

Para que o município chegasse a essa nota, alguns números foram alcançados, como apresenta cobertura  de Atenção Básica de 66,32 %, considerando estratégia Saúde da Família com cobertura de 57,00 %, cobertura de Saúde Bucal de 65,44 %, acompanhamento de famílias cadastradas no bolsa família, sendo  795 famílias pela Atenção Básica, obtendo o número de 79,58 %.

O secretário Gilmar Vedovotto, ressaltou a importância dessa classificação, mostra que Colorado esta no caminho certo, que isso é reflexo dos esforços mútuos de cada agente de saúde, que através de capacitação profissional e dos gestores públicos e investimentos físicos  como reforma e ampliação das unidades de saúde.

Hoje Colorado é destaque em excelência de atendimento em unidades saúde da família, recebendo inclusive prêmios por isso.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO