Carro seagriCom objetivo de fortalecer o setor produtivo rondoniense, o governo do Estado, por intermédio da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater- Cerejeiras), realiza nesta quarta-feira,18, a partir das 9h00, no escritório local, a entrega de 50 mil alevinos, distribuídos entre as espécies de tambaqui, pirarucu, pintado e jatuarana.
A entrega beneficiará um total de 40 famílias de produtores de Cerejeiras e região, demonstrando o compromisso do governo em fortalecer a agricultura familiar.

O trabalho é articulado pelo extensionista Rodrigo Pires Guarnieri, do escritório local, que realiza o levantamento de áreas, a capacidade de peixes que cabem dentro dos tanques, a parte nutricional e a produção final, quando o peixe já está pronto para o abate e a comercialização.

Outra meta, segundo o extensionista, é diversificar e aumentar a capacidade produtiva dos agricultores com a criação peixes.

Para o gerente local, Jocélio Moreira Pedroza, a Emater vem trabalhando na viabilização nas pequenas criações de peixes, com foco na agricultura familiar.

Programa de Aquisição de Alimentos

Outra importante ação desenvolvida pela Emater em Cerejeiras com apoio do Escritório Regional da Emater de Colorado do Oeste tem sido o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), trabalho que acontece em duas modalidades: Conab e Seagri.

Para a extensionista responsável pelo programa em Cerejeiras, Fabiana Tonon, o programa melhorou a merenda escolar, diversificando com a introdução de frutas (abacaxi, jabuticaba, maracujá), bem como de legumes e folhosas. Além disso, aumentou a renda das famílias que produzem os alimentos.

Fabiana explica que, o PAA em suas duas modalidades, compra da agricultura familiar, onde o produtor faz a entrega na Emater, uma vez por semana, recebendo mensalmente do governo do Estado, PAA-Seagri, e do governo Federal pelo PAA Conab.

Os produtos, ainda segundo a extensionista, são doados para entidades, escolas, hospitais. O programa este ano contemplou 23 agricultores familiares aptos para a venda de seus produtos, atendendo 21 entidades e 5 mil beneficiários.

Mudas de eucalipto

Ainda de acordo com o gerente da Emater de Cerejeiras, este ano o órgão realizará o transportes e distribuição de 10 mil mudas (clone de eucalipto), que beneficiarão 20 famílias, para o plantio em pequenas áreas, com objetivo de produzir sua própria madeira para manutenção de cercas e currais, entre outras instalações, como parte do projeto “Produza sua madeira do amanhã”.

 

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO