medicos cubanosOs municípios de Colorado do Oeste e Cabixi, no Cone Sul de Rondônia, também contam com os serviços de médicos cubanos.

Ricardo Martinez Torres e Elena Almeida Mora são os profissionais de saúde que chegaram à região através do programa do Governo Federal “Mais Médicos”.

Em conversa com a reportagem do Extra de Rondônia, os médicos afirmaram que estão felizes por conhecer importe região na Amazônia legal. Ricardo é médico especialista em pneumologia e infectologia, e trabalha em Colorado do Oeste no Programa da Saúde Familiar (PSF). Já Elena é especialista em medicina geral e trabalha em Cabixi no posto de saúde São Francisco.

Eles informaram ao site que têm contrato de trabalho por três anos, tempo em que ficarão na região. Depois retornarão a Cuba. Antes de chegarem aos seus respectivos municípios, os médicos passaram por um curso preparatório, em Brasília (DF), para conhecer o sistema de saúde do Brasil, além de terem aulas de português. Na última semana, todos os médicos cubanos que chegaram ao Cone Sul se reuniram em confraternização realizada em Cerejeiras. Além de Colorado e Cabixi, os municípios de Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras contam com a ajuda destes profissionais.

 

Texto e Foto: Esteban Vera (Extra de Rondônia)

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO