Paulo de Freitas, diretor do hospital municipal em Colorado do Oeste
Paulo de Freitas, diretor do hospital municipal em Colorado do Oeste

O possível fechamento das agências transfusional de sangue em três municípios do Cone Sul está deixando autoridades do setor de saúde em pânico. Isto porque sem as unidades coletoras, não haverá sangue para eventuais cirurgias emergenciais em pacientes.

Em Colorado do Oeste, membros que fazem parte da saúde do município afirmam que o Governo do Estado deve fechar as agências ainda nesta segunda-feira, 6, nos municípios de Colorado do Oeste, Cabixi e Cerejeiras. Sem as unidades, não há outra alternativa a não ser transladar os pacientes até Vilhena, mesmo aqueles que correm risco de morte.

De acordo com Paulo Magno de Freitas, diretor do hospital municipal Dr. Pedro Granjeiro Xavier, de Colorado do Oeste, caso seja confirmado o fechamento das unidades, o caso vai prejudicar os atendimentos quando é necessária a utilização de bolsas de sangue. E além disso, os funcionários serão transferidos para outras regiões já que ficarão à disposição do Hospital Regional de Cacoal.

Segundo Paulo, na última campanha de doação, foram coletadas 86 bolsas de sangue. Isso porque faltou bolsas, já que atualmente Colorado tem 110 doadores.

Conforme o Extra de Rondônia apurou, o Governo do Estado quer que as prefeituras da região se responsabilizem pelas agências transfusional de sangue.  Se o Governo realmente fechar estas unidades, o Hospital Regional de Vilhena deverá conviver mesmo com a superlotação de pacientes de outros municípios.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Esteban Vera

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO