capaO Centro de Ressocialização Cone Sul iniciou na tarde desta quarta-feira, 5, mais um projeto do ciclo de trabalhos 2014. Trata-se do curso de capacitação em Teologia, que está sendo desenvolvido graças a uma parceria com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus.  De acordo com o Diretor Geral do presídio, Juraci Duarte, o curso terá uma carga horária de dois anos, e será ministrado aos detentos inscritos todas as manhãs de domingo.

Ao todo 32 presos se apresentaram voluntariamente para participar do curso. A maioria absoluta da classe já se converteu e está à procura de aperfeiçoar, e aprofundar, os estudos bíblicos. Alguns membros da turma ainda não se tornaram adeptos das religiões, porém, assim como os outros, têm como atividade principal e constante levar os ensinamentos bíblicos para os colegas de cela, como àqueles que não se interessaram pelo projeto.

O chefe do presídio em Vilhena explica que além do conhecimento teológico adquirido pelo apenado, a cada 12 horas de aula ele consegue reduzir um dia de sua pena. “Isso não significa que ele terá moleza. Para não perder o benefício o detento tem que manter uma boa conduta dentro do complexo. Caso se envolva em alguma confusão, ou coisa errada, tem os benefícios cancelados, e terá que começar tudo novamente. Para constar em sua ficha seu bom comportamento, terá que trabalhar duro de novo por mais seis meses”, explica Duarte.

O grande diferencial não só deste, como dos outros cursos ministrados dentro do complexo penitenciário de Vilhena, é o resultado positivo que trazem para o convívio social interno. “Temos 243 presos aqui dentro. É raro haver confusão, tentativas de fuga, e outras ações neste sentido. O curso de teologia vem contribuindo para estes resultados, pois os participantes estão realmente levando a sério, e disseminando a palavra de Deus entre os colegas”, explica Duarte.

Além do curso de teologia, dentro do complexo é oferecido curso de jardinagem, fabricação de bolas e redes de futebol, além de trabalho na área de construção pré-moldada.

DSC_0907

 

DSC_0922

 

DSC_0907

 

DSC_0967

 

DSC_0992

 

DSC_0999

 

DSC_1005

Fonte: Extra de Rondônia

Texto: Rômulo Azevedo

Fotos: Rômulo Azevedo

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO