CorumbiaraNesta quinta-feira, 13, o município de Corumbiara, localizado na região sul de Rondônia, comemora seus 22 anos de emancipação político/administrativo. A prefeitura municipal, por enquanto, não informou se haverá festividades para registrar a data. O município é administrado atualmente pelo prefeito Deocleciano Ferreira Filho (PTB), desde janeiro de 2013.

Com uma população de 9.036, conforme dados do Censo de 2013, Corumbiara se originou do NUAR Nova Esperança, integrante do Projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro / INCRA, tornando-se destacado núcleo agropecuário, com expressivo desenvolvimento sócio-econômico. Foi elevado a município pela Lei nº 377, de 13 de fevereiro de 1992, com a denominação de Corumbiara, em homenagem a esse importante rio afluente da margem direita do rio Guaporé.

O município ficou conhecido internacionalmente pela chamado “Massacre de Corumbiara”, e foi resultado de um conflito violento ocorrido em 9 de agosto de 1995.

O conflito começou quando policiais entraram em confronto com camponeses sem-terra que estavam ocupando uma área, resultando na morte de 10 pessoas, entre elas uma criança de nove anos e dois policiais.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Anilson

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO