Narguile 6O uso de narguilé está em alta entre jovens vilhenenses. Alguns acreditam que fumar tabaco dessa forma é menos perigoso do que fumar cigarro, o que não é o caso, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) participar de uma sessão de fumo de narguilé, por uma hora, equivale a consumir quase cem cigarros.

Segundo informações do INCA, o fumo do narguilé, além de incluir 4,7 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Foi concluído também que fumar narguilé por uma hora seguida corresponde ao consumo de tabaco de 100 cigarros.

De acordo com uma Pesquisa Especial sobre o Tabagismo (PETab), realizada pelo Inca, junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 300 mil pessoas em todo o país consomem o narguilé.

Em Vilhena é comum se deparar com jovens tragando em rodas de amigos e experimentando o narguilé nas ruas e avenidas da cidade. É o caso de um jovem entrevistado pelo Extra de Rondônia, que preferiu não se identificar, mas revelou que fuma diariamente o produto com os amigos. “Eu sei dos perigos em fumar no narguilé, mas não me preocupo, pois gosto muito de fumar assim. Lembro que na primeira vez que fumei passei mal, estive com dificuldades de respirar, mas meu corpo já acostumou”, diz.

Segundo o jovem, existem muitos preconceitos com quem fuma em narguilé na cidade. “Muitas pessoas pensam que a gente está fumando droga, mas é apenas o fumo, aromatizado, que pode ser de frutas vermelhas, menta, e outras essências que agente compra nas lojas de conveniência dos postos de gasolinas da cidade”, detalha.

O jovem diz que quando está fumando no narguilé é um momento de relaxar e conversar com os amigos. “Não ficamos pensando muito nas consequências futuras, apenas nos divertimos”, observou.

COMO FUNCIONA O NARGUILÉ

Por modismo, influência social ou por acreditarem ser inofensivo, jovens são os maiores consumidores de narguilé, que em muitos casos é a porta de entrada para a dependência e o consumo de outras formas de tabaco. Ao consumir o cachimbo, além de absorver substâncias tóxicas, a pessoa inala os produtos da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo.

A peça que parece um vaso recebe carvão em brasa pra queimar o fumo aromatizado. A fumaça passa pela água e sai por uma mangueirinha, direto para o pulmão do fumante. Entre os aromas que podem ser utilizados estão: frutas vermelhas, menta, e outras essências. Também pode ser acrescentados sabores como: morango e chocolate.

Fumar narguilé por uma hora seguida corresponde ao consumo de tabaco de 100 cigarros
Fumar narguilé por uma hora seguida corresponde ao consumo de tabaco de 100 cigarros

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO