KLEBER CALISTORecentemente, o ex-prefeito de Cerejeiras, Kléber Calisto de Souza, teve as contas de 2012 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO).

Segundo o conselheiro relator Paulo Curi Neto, aconteceram diversas irregularidades como a cobrança judicial e administrativa não satisfatória da dívida ativa, excessiva alteração orçamentária, remessa intempestiva de documento, aumento de despesa com pessoal nos 180 dias finais de mandato e desequilíbrio financeiro da gestão.

Por isso, houve parecer unânime pela reprovação das contas e a determinação à prefeitura para correção e prevenção. Neste sentido, o TCE/RO determinou ao atual prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, fazer algumas importantes mudanças no Executivo Municipal. “Deixe de proceder a excessivas alterações na Lei Orçamentária Anual, em contrariedade ao princípio da programação; Incremente, ainda mais, a arrecadação, judicial ou administrativa, dos créditos inscritos em dívida ativa, de forma a diminuir o saldo acumulado e de evitar a prescrição; Deixe de realizar despesa sem prévio empenho e abstenha-se de anular irregularmente empenhos concernentes às obrigações previdenciárias, energia elétrica, água, correios, imprensa, etc”.

O teor da decisão será encaminhado para a Câmara de Vereadores de Cerejeiras que vai apreciar os documentos e decidir se aceitam ou não o parecer do Tribunal de Contas do Estado.

 

Texto: Rondônia Vip

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO