Senador foi entrevistado pelo repórter Mario Quevedo
Senador foi entrevistado pelo repórter Mario Quevedo

De passagem por Vilhena nesta sexta-feira, o senador esteve na redação do Extra de Rondônia, ocasião em que concedeu entrevista exclusiva ao site.

Ele fez um breve relato de suas ações no Congresso Nacional, falou sobre economia, política e eleições. Além disso, falando em seu nome e não pelo PDT, defendeu a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Confira a entrevista completa.

 

Extra de Rondônia – Senador, em termos de debate de temas nacionais, o que o senhor destaca em sua atuação ao longo do mandato?

Acir Gurgacz – Creio que nada foi mais importante do que a reforma do Código Florestal do nosso país, que da forma como estava trazia grandes prejuízos para os produtores de Rondônia. Ao exigir que os pioneiros fizessem reflorestamento em áreas que anteriormente estavam autorizados a desmatar a lei era injusta e trazia grandes prejuízos. Conseguimos garantir os direitos dos pioneiros, trouxemos seguridade jurídica aos produtores, e com isso os investimentos no setor tiveram enorme incremento. Tal ação também contribuiu para atrair investidores e valorizar as terras do Estado.

Extra – O setor produtivo é considerado o motor principal da economia de Rondônia. Em sua avaliação o poder público está dando a devida atenção àqueles que investem e atuam na área?

Acir – Creio que sim. O Estado está fazendo um bom trabalho no fomento e financiamento aos agricultores, inclusive incentivando a diversificação, que é importante. Também se deve levar em conta que o produtor faz o que lhe cabe, e o consócio entre a agricultura com a pecuária de corte trás progresso, renda e benefícios para todos.

Extra – Em seu ponto de vista Rondônia está explorando de forma adequada o potencial que possui para a produção de derivados da agropecuária?

Acir – Ainda não. Aliás, acredito que temos muito a avançar neste sentido, e que o Estado pode produzir dez vezes mais do que produz. Temos um futuro promissor pela frente, com grande possibilidade de tornar Rondônia destaque nacional no setor.

Extra – A vocação de Rondônia é mesmo a produção de alimentos?

Acir – Com certeza. A Região Norte em si é a saída para o país elevar sua capacidade produtiva, e nosso Estado é privilegiado por boas terras e contar com empresários que estão atentos às novidades do mercado, e investem em tecnologia. Além disso, Rondônia tem tudo para se transformar num corredor de exportação de produtos através de hidrovias e ferrovias, que devem ser implantadas nos próximos anos.

Extra – E como fica a questão ambiental?

Acir – Temos plenas condições de elevar a produção sem degradar o meio ambiente, aproveitando os espaços que existem para serem explorados. O desenvolvimento sustentável é totalmente viável, e é este o caminho que devemos seguir.

Extra – Quando o senhor fala em corredor de exportação, a que exatamente se refere?

Acir – Trabalhamos pela aprovação de projeto que criará uma ferrovia ligando Porto Velho a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, o que já não é mais uma utopia e sim uma proposta bem encaminhada e que será implementada. Também estamos trabalhando no sentido de pavimentar estradas que liguem Juína, Aripuanã e o norte do Mato Grosso com a região central de Rondônia, caminho que vai servir para escoar a produção desta região.

Extra  – Falando um pouco sobre recursos captados através de seu mandato para Vilhena, o que o senhor teria para destacar?

Acir – De acordo com levantamento feito por minha assessoria, Vilhena recebeu cerca de R$ 7,5 milhões através de iniciativas de minha autoria. O destaque é a iluminação da BR 364, mas há vários outros investimentos nas áreas, como verbas para a área social, infraestrutura, e educação. Também tenho muito apreço por ter conseguido trazer para cá programas como o Pró-Jovem e Pronatec, que são voltados a qualificação profissional. Temos um grande projeto em fase final de implementação, que chamamos de Multivias. Trata-se do alongamento das avenidas que margeiam a BR 364 até a área dos balneários. Será um investimento de 32 milhões, cujos recursos já estão assegurados no Ministério dos Transportes.

Extra – Falando de política. Como o senhor avalia o desempenho da presidente Dilma Rousseff?

Acir – Falando em meu nome e não pelo PDT, creio que a presidente está fazendo um bom mandato, e merece permanecer no cargo.

Extra – E em nível de Estado, qual é a sua análise?

Acir – O governador Confúcio Moura tem trabalhado muito, e realizou muitas ações direcionadas ao desenvolvimento de Rondônia, o que está de fato acontecendo. Quando se faz um trabalho de macro-dimensão ao invés de tratar de miudezas, o governo cumpre bem o papel que lhe cabe.

Extra – Como o PDT vai se posicionar com relação às eleições deste ano?

Acir – Eu sou pré-candidato a reeleição, e vamos continuar fazendo parte da composição de apoio ao governador Confúcio, mantendo inclusive o direito de indicar o candidato a vice-governador. Em time que está ganhando a gente não deve mexer.

Extra – E quanto a Câmara Federal e Assembléia Legislativa?

Acir – Pretendemos ampliar nossa representação na Câmara dos Deputados, onde temos um representante. A meta é conquistar duas vagas. Já em nível de Estado, nosso objetivo é ampliar de um para quatro representantes do PDT na Assembléia Legislativa. Em Vilhena, lançaremos o companheiro Vilson Moreira para disputar uma das vagas do Parlamento do Estado.

Extra – Quais as metas para um eventual segundo mandato?

Acir – Vamos manter o ritmo atual de trabalho, participando das discussões de temas nacionais, e manter o apoio aos 52 municípios de Rondônia, sem fazer distinção de nenhum tipo. Creio que temos dar mais ênfase a Educação, principalmente ao Ensino Básico, que é onde tudo começa.

Extra – Para encerrar, como está seu relacionamento com o prefeito Zé Rover?

Acir – O Rover é um grande parceiro, e juntos conseguimos executar grandes ações. E os vilhenenses podem estar certos que esta parceria vai continuar.

 

Vilson Moreira é pré-candidato a deputado estadual apoiado pelo senador
Vilson Moreira é pré-candidato a deputado estadual apoiado pelo senador

Fonte – Extra de Rondônia

Texto – Da Redação

Fotos – Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO