Valdete Savari visitou a redação do Extra de Rondônia
Valdete Savari visitou a redação do Extra de Rondônia

O setor educativo vilhenense recebeu duras críticas da vereadora Valdete Savaris (PPS), principalmente no referente à merenda escolar.

Em visita à redação do Extra de Rondônia, Valdete questionou o descumprimento da Lei com relação ao cardápio das escolas oferecido aos alunos da rede pública municipal.

Trabalhando na Educação há 24 anos, a parlamentar questionou, em especial, a merenda escolar servida aos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), em horário noturno. Segundo ela, o cardápio aos alunos do Eja, tem que ser o mesmo servido aos alunos de ensino fundamental e médio, o que não está ocorrendo. “Apesar está sendo servido pão e chá. Ao todo são 1.500 alunos que passam esta situação devido à falta de um cardápio definido em Vilhena”, avaliou.

Segundo Valdete, o município deve respeitar a resolução 26, de 17 de julho de 2013, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), determinando um cardápio definido para as escolas públicas no país. “A alimentação escolar é feita com recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Os recursos são repassados aos municípios para execução do programa. Os alunos têm que ter uma alimentação saudável”, ponderou.

 

EDITAL NÃO SAI DO PAPEL

A vereadora acredita que a falta da boa merenda escolar deve-se a que a prefeitura não recebeu produtos do programa Agricultura Familiar. Isto porque, segundo ela, o edital de chama pública para compra de alimentos, que deveria sair em janeiro, até o momento não foi publicado. Isto, consequentemente, fez com que os produtos de agricultores apodreçam. Um dos produtos é a Goiaba. A safra da fruta foi perdida, conforme denúncia de agricultores à vereadora.

Valdete disse que pediu ao Executivo, através de ofício, informações a respeito da não publicação da chamada pública. Ela afirmou que o documento foi enviado há 30 dias, e que até agora não teve nenhum resposta. “Os agricultores e a população aguardam informações oficiais da prefeitura”, finalizou Valdete.

 

>>> CONFIRA, A RESOLUÇÃO DO FNDE, ESPECIFICANDO O CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR NA REDE PÚBLICA:

 

http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/4620-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26,-de-17-de-junho-de-2013

 

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO