campanha febre aftosaA 36ª Campanha de vacinação contra Febre Aftosa, em Rondônia, começa nesta terça-feira, 15, e termina no dia 15 de maio.

A meta é vacinar cerca de 5 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. Os produtores têm o prazo do dia 15 de abril a 22 de maio para entregar as declarações.

Segundo o gerente de inspeção e defesa Sanitária da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Alexandre dos Santos, a preocupação em Rondônia é manter o nível de conscientização dos produtores.

Rondônia tem atingido nas campanhas contra aftosa cerca de 99% da meta de vacinação. Segundo o gerente de inspeção e defesa Sanitária, desde 1999, o Estado não apresenta focos da doença. ”A vacinação é a principal estratégia para combater a aftosa. Esse cuidado fez de Rondônia o quinto maior exportador de carne do Brasil em 2013”, enaltece. Rondônia é considerado nacionalmente área livre de aftosa desde novembro de 2002 e internacionalmente desde maio de 2003.

De acordo com Santos, são mais de 12,2 milhões de bovinos e bubalinos em Rondônia distribuídos em cerca de 85 mil propriedades rurais.

O gerente esclarece que a declaração deve ser realizada não só dos animais vacinados, mas também da totalidade do rebanho. As informações servem para monitorar a segurança das imunizações e abastecer o banco de dados da Idaron que são usados como base para políticas públicas de outras secretarias.

O gerente explica como é realizado o processo de imunização exigido pela campanha.

 

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO