
Em Vilhena, as metas já foram estipuladas para cada público alvo, com objetivo de alcançarmos as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com setor de Imunização, a meta total do público alvo a serem vacinados é de 17.105 vilhenenses. O público alvo ainda inclui pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, profissionais da saúde, gestantes, puérpuras (até 45 dias após o parto), presos e funcionários de sistema prisional. A campanha de vacinação está prevista para terminar no dia 9 de maio.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, que soma quase 50 milhões de brasileiros. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/ H1N1; A/ H3N2 e influenza B).
A coordenadora do setor de Imunização, Suely Aparecida da Silva, salienta que o mais importante é o “Dia d” de Mobilização nacional que será no sábado 26 de abril, quando estarão a disposição da população, várias equipes dos profissionais da saúde a espera dos grupos prioritários: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres no período pós parto até 45 dias após o parto,profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. “Os responsáveis devem lembrar em levar o cartão de vacinação das crianças,” finalizou Suely.
As metas para cada grupo prioritário são: crianças de 6 meses a menores de dois anos: 2.226; crianças de dois anos a quatro anos: 3937; idosos: 5.474; gestantes: 1.113; puérpuras (até 45 dias após o parto): 183; indígenas: 88; comorbidades (mais de uma doença acometida no mesmo paciente): 2.281; trabalhadores da saúde 1.370.
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação