Sicoob Credisul - Sede em VilhenaO Sicoob Credisul (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Sudoeste da Amazônia) realiza nesta sexta-feira 25, sua pré-assembleia em Vilhena, onde está localizada a sede da cooperativa e outros dois PAs (Posto de Atendimento). Desde o início do mês, o Conselho de Administração do Sicoob Credisul está realizando pré-assembleias em todas as cidades onde existem postos de atendimentos (Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Colorado do Oeste e Pimenteiras em Rondônia, e Rio Branco no Acre). Já no sábado, 26, acontece a Assembleia Geral Ordinária com a presença apenas dos delegados eleitos nas pré-assembleias, diretores e conselheiros fiscais e administrativos.

A necessidade de realizar as pré-assembleias se dá pelo crescimento da cooperativa que conta hoje com quase 8 mil cooperados em sete municípios de dois estados, tornando-se praticamente impossível reunir todos associados em uma única assembleia. “Como muitos dos cooperados destes municípios não conseguiriam participar da assembleia geral em Vilhena, devido à distância, realizamos estás pré-assembleias para que eles tomem conhecimento dos assuntos a serem tratados, tirem suas dúvidas e deem sugestões. São princípios da governança corporativa que a Credisul faz questão de aplicar”, explica o diretor presidente da Credisul, Ivan Capra.

Segundo Capra, governança corporativa é o conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital. “Ou, seja, as decisões dos gestores devem ser realizadas no melhor interesse dos proprietários. É assim que agimos no Sicoob Credisul”, explica.

Nas reuniões os cooperados dos seis municípios tomam ciência dos balancetes financeiros da cooperativa, conhecem e aprovaram as propostas de destinação de sobras e de metas a serem alcançadas no exercício de 2014. Para o diretor Administrativo, Vilmar Saúgo, as pré-assembleias são ferramentas importantes para aproximar ainda mais a diretoria dos cooperados. “As participações tem sido significativas, numa demonstração de que os cooperados estão interessados e atentos ao que acontece com a cooperativa”, analisou.

Último balanço da cooperativa aponta quase R$ 310 milhões em ativos, o que elevou o Sicoob Credisul ao posto de maior cooperativa de crédito do sistema norte. Em 2013 foram gerados R$ 23 milhões em sobras e juros ao capital, uma crescimento de 26,28% comparado ao ano anterior. São as sobras e juros sobre o capital que são devolvidos aos cooperados, após as destinações legais e aprovação na Assembleia Geral. “Esse é o grande diferencial da cooperativa de crédito em comparação as demais instituições financeiras”, comemora o diretor operacional, Nilton Cezar Castaman.

Autor e foto: José Antônio

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO