dengue 728×90 – 2

Dep-Amir-Lando-602x400Nesta segunda, o Deputado Amir Lando subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para, mais uma vez, falar da falta de recursos da União para atender o Estado de Rondônia. O parlamentar disse que os prejuízos causados pela cheia já passaram de R$ 5 bilhões de reais. “São mais de 30 mil pessoas atingidas diretamente e que estão no prejuízo por não terem a assistência necessária para recomeçar suas vidas. São comunidades absolutamente destruídas. Além disso, tivemos a destruição de lavouras, plantios, árvores frutíferas, enfim, tudo aquilo que constituía a produção dos nossos ribeirinhos”, lembrou Amir Lando.

 

Para o parlamentar, a União precisa reconhecer o agravamento da situação dos municípios atingidos após a diminuição do nível da água do Rio Madeira. “As pessoas não têm condições de voltarem para as suas casas. Prédios públicos foram invadidos pela água. O TRE ficou impedido de funcionar e, certamente, equipamentos e móveis, tudo foi perdido”, disse.

 

Amir Lando lembrou que o Estado precisa urgentemente de recursos para recompor a normalidade dos municípios e das pessoas atingidas pela enchente e culpou as usinas pelo desastre. “É claro que as usinas de Jirau e Santo Antônio têm responsabilidade. Eu denunciei nesta tribuna várias vezes isso e a Justiça Federal já as condenaram a pagar as indenizações. Agora é hora de contabilizar, apurar os prejuízos e minimizar o sofrimento da nossa gente”, falou.

 

Ao final do discurso, Amir Lando também lembrou o péssimo estado que ficou a BR-364 após a cheia do rio. Segundo o deputado, há trechos que precisam ser completamente reconstruídos. O parlamentar cobrou do Ministério dos Transportes e do DNIT que, além de reconstruir novamente a malha viária, que se faça a duplicação dela. “O escoamento da produção de Mato Grosso para o porto de Porto Velho é intenso. Não é possível atender mais toda essa rolagem de veículos numa rodovia que se encontra há muito tempo em estado precário. Eu faço um apelo ao governo federal para que faça essa duplicação urgente” frisou Amir Lando.

Autor: Carlos Terceiro

Foto: Arquivo

dengue 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO