CANDIDATOS - CAPA3As próximas eleições prometem ser quentes em Rondônia. O afastamento de alguns nomes conhecidos do cenário político, bem como a falta de um líder convencional que estamparia os materiais de campanha dos partidos, deixaram alguns membros ouriçados para colocar os nomes à disposição.

No Cone Sul já são 19 os pré-candidatos a deputado estadual que estão tentando conquistar espaço junto às suas legendas. Em Vilhena o veterano Luizinho Goebel (PV) está na lista, seguido do presidente da câmara de vereadores, Vanderlei Graebin (SDD), Rosângela Donadon (PMDB), Vilson Moreira (PDT), Hevert Bueno (PT do B), Rogério Barrela (DEM), Valdir Alberto (PSD), Léo Silveira (PRB), Jedalva Thaís (PT), Cabo Zildo (sem partido) e Eliane da Emater (PV).

Outros municípios da região também têm representantes, como Ezequiel Neiva (PMDB), Anedino Pereira (PP), Adilson Carrijo (PT), Professor Ribamar (PSB) e a vereadora Mariley Novaki Lima (PT), Wanderley Araújo (PTB), Palhaço Bagunça (PP) e Roberto Pinto (PSD).

 

>>> CONHEÇA OS PRÉ-CANDIDATOS:

 

Luizinho Goebel (PV)

luizinho goebel

O deputado já está no seu segundo mandato consecutivo e já confirmou interesse em partir para uma reeleição. Luizinho é conhecido por sua simpatia, discurso afinado, e por atuar em diversas áreas, porém demostra interesse em investir na infraestrutura, pecuária e agricultura. Goebel já foi chefe do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e até hoje carrega consigo o título de “o patroleiro”.

 

Vanderlei Graebin (SDD)

graebin

O atual presidente da câmara de vereadores de Vilhena completará, ao final deste mandato (2016) vinte anos como vereador no município. Na última eleição para deputado estadual, Vanderlei Graebin chegou perto e quase conseguiu uma vaga da ALE. Desta vez ele mostra-se confiante e conta com apoio do prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP).

 

Ezequiel Neiva (PMDB)

ezequiel neiva

O ex-deputado estadual já manifestou desejo em retornar à Assembleia Legislativa de Rondônia, e há alguns meses é presença confirmada em todo tipo de evento. Ezequiel Neiva também conta com o apoio do prefeito Rover, e ainda se agarra à antiga plataforma eleitoral, e diz estar confiante com seu novo projeto.

 

Rosângela Donadon (PMDB)

rosangela donadon

A esposa do ex-deputado estadual Marcos Donadon (sem partido) já foi candidata a vereadora da capital rondoniense, Porto Velho. Ela foi destaque no pleito não por conseguir se eleger, mas por fazer um alto número de votos. Dona Rosângela tem a simpatia da população em todos os municípios por onde passou. À frente da Associação Marcos Donadon ela também fez um trabalho de relevância social.

 

Anedino Pereira (PP)

anedino

O ex-prefeito do município de Colorado do Oeste já renunciou ao mandato para tentar uma vaga no legislativo rondoniense. Anedino acredita que o bom relacionamento que tem com os demais prefeitos do Cone Sul, bem como seus mandatos históricos em Colorado do Oeste irão ajuda-los neste próximo passo político. O presidente de seu partido, Ivo Cassol, já se mostrou favorável à sua possível candidatura.

 

Vilson Moreira (PDT)

Vilson moreira 2

O empresário tem experiência na política e pouca rejeição. Muitos nomes de expressão na política rondoniense têm respeito por ele, e tecem elogios quanto sua personalidade.

 

Jedalva Thaís (PT)

jedalva

A petista poderá vir como uma aposta de renovação pelo partido. Jedalva é moradora do distrito de Nova Conquista.

 

Adenilson Carrijo da Silva (PT)

adenilson colorado JPEG

Do município de Cerejeiras, Adenilson Carrijo da Silva também é um dos pré-candidatos apresentados pelo PT.

 

Hevert Bueno (PT do B)

hevert 2

Empresário do ramo de transportes, Hevert também é um novato na política. Filho do ex-vereador vilhenense, Ademar Bueno, ele aposta na comunidade evangélica como plataforma de trabalho.

 

Rogério Barrela (DEM)

Rogerio Barrela Golfetto

Rogério Golfeto, conhecido como Rogério Barrela, fez uma votação expressiva nas últimas eleições municipais. O então candidato a vereador não conseguiu uma vaga no último pleito por causa do coeficiente eleitoral. Até então no PMN, Rogério foi convidado para compor o DEM em Vilhena para “renovar” o partido.

 

Professor Ribamar (PSB)

professor ribamar

Morador do município de Colorado do Oeste, professor Ribamar, que antes militava no Partido dos Trabalhadores, migrou para o PSB. Ele se mostrou disposto a concorrer uma vaga na ALE, e agora espera posicionamento do partido.

 

Valdir Alberto (PSD)

valdir alberto (1)

O comunicador foi apresentado como pré-candidato pelo partido do qual faz parte. O “Silvio Santos da 3ª idade” sempre sorri quando é indagado sobre sua possível candidatura a deputado estadual, e diz estar à disposição do partido. Valdir Alberto tem prestígio junto aos idosos de Vilhena por conta dos eventos que promove ao público.

 

Leo Silveira (PRB)

leo silveira

O republicano é novato na política. Léo vem apostando no distanciamento dos grupos tradicionais. Publicamente ele não é Grego nem Troiano. Não economiza elogios aos nomes atuais da política, e evita falar de assuntos polêmicos. Prefere sempre ser neutro para evitar manchas em sua imagem. Ele já chegou a dizer que não seria candidato, mas os dirigentes estaduais da legenda querem Silveira nas ruas pedindo votos. O partido do qual faz parte, O PRB, tem apenas ele como pré-candidato no Cone Sul.

 

Eliane Back (PV)

Eliane Back

A ex-vereadora vilhenense retorna ao cenário político no Cone Sul após ficar de fora da atual legislatura. Eliane da Emater, como é conhecida, desenvolveu trabalhos de relevância enquanto vereadora, principalmente ao setor agrícola de Vilhena. Ela também ficou conhecida por fazer uma dura oposição contra o atual prefeito Zé Rover.

 

Mariley Novaki Lima (PT)

mariley novaki lima

A vereadora coloradense ganhou repercussão em 2013 ao tecer comentários ácidos contra o partido do qual faz parte (o PT) quando o então colega de legenda, Almiro da Cafeeira propôs a criação da “ficha limpa” para cargos comissionados em Colorado do Oeste e não contou, inicialmente, com seu apoio. Mariley foi pressionada por membros do partido a votar a favor do projeto tal como foi protocolado, e ela expôs a briga interna na tribuna da câmara de vereadores. Também por criticar o então prefeito Anedino Pereira quando discordava de seu posicionamento. A vereadora Mariley será a próxima presidente da casa de leis de Colorado.

 

Cabo Zildo (sem partido)

cabo-zildo

O policial militar disputou uma cadeira na câmara de vereadores na última campanha eleitoral. Pelo fato de ser policial não pode estar vinculado a um partido político, somente para disputar a campanha. Cabo Zildo desempenha trabalhos sociais no combate às drogas.

 

Wanderley Araújo (PTB)

araujo

O vereador do município de Chupinguaia já está no terceiro mandato, e é bem quisto pelas pessoas na região. Wanderley é irmão do então presidente da ALE, Valter Araújo. Com a saída do irmão do cenário político, ele vê uma oportunidade de conquistar uma cadeira no legislativo estadual.

 

Roberto Pinto (PSD)

roberto-pinto

O atual presidente da Câmara de Vereadores do município de Chupinguaia anda dizendo que tem intenções de concorrer a uma vaga para deputado estadual. Os líderes de seu partido não se manifestaram sobre o assunto. O vereador foi o primeiro presidente da atual legislatura, no Cone Sul, a implantar o portal da transparência. Um projeto do parlamentar de maior repercussão foi a proibição de vendedores itinerantes na cidade. Se os vendedores quiserem explorar a praça de Chupinguaia, devem procurar a prefeitura e tirar alvará. Do contrário será multado e a mercadoria pode ser apreendida.

 

Palhaço Bagunça (PP)

bagunca (1)

O ex-palhaço de rodeio, agora vereador pelo PP, vem se mostrando bastante atuante, principalmente na oposição que faz contra o poder executivo em Corumbiara. Wilmar José Cardoso (nome de batismo do vereado) tem sido o parlamentar mais atuante de seu município, e já manifestou várias vezes, o desejo em consolidar sua candidatura para deputado estadual.

 

 

 

Fonte: Extra de Rondônia

 

Texto: Da Redação

 

Fotos: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO