O governador Confúcio Moura abriu, na noite desta quinta-feira (8), o 2º seminário “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”. O evento, que está sendo realizado no auditório da AVEC, em Vilhena, tem como destaque a atual política de estímulo do Governo do Estado ao setor.

Diante de um público aproximado de 500 pessoas, o governador falou sobre as perspectivas desse importante segmento da economia do estado. “A floresta plantada representa o futuro da geração de empregos e de renda dentro do estado de Rondônia, acima até mesmo das usinas do Rio Madeira, que em seu auge chegaram a empregar cerca de 35 mil operários, enquanto que o setor de florestas deverá gerar seguramente mais de 40 mil postos de trabalho diretos e indiretos nos próximos anos”, prevê o governador.

O evento é uma realização do Governo do Estado, em parceria da Seagri, Sedam, Emater, Ceplac, Ifro, Arflora, Embrapa, Florasetec, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Aref, CNA, CNI e parceiros. O encontro será encerrado nesta sexta-feira (9).

 ARFLORA

A solenidade contou a presença de lideranças políticas do estado, como o senador Valdir Raupp, o deputado federal Moreira Mendes e os deputados estaduais Jaques Testoni e Luizinho Goebel, que também são empresários do setor de floresta plantada e participam de instituições civis organizadas, como a Arflora, associação que apóia o desenvolvimento desse segmento econômico.

“A floresta plantada é uma interessante alternativa econômica para um código florestal que prejudicou os produtores rurais da Amazônia com o bloqueio de 80% de sua propriedade privada para fins produtivos”, disse Moreira Mendes.

“Rondônia é o local ideal para o plantio de espécies como a teca, que se desenvolve muito mais rapidamente nas condições de clima e de solo de Rondônia”, observou o senador Raupp.

A secretária Nanci Rodrigues, da Sedam, enfatizou que a Arflora foi a primeira instituição parceira do governo na elaboração da nova legislação que impulsionou o crescimento do setor no estado nos últimos três anos. “A floresta plantada também é importante instrumento na política de controle do desmatamento no estado”, frisou.

Para o deputado Jaques Testoni, presidente da Arflora, o “apoio do governador foi fundamental para o surgimento da nova legislação do setor no estado”. O secretário Evandro Padovani, da Seagri, lembrou que, no início, as terras arenosas de Rondônia não eram valorizadas. “Hoje, a floresta plantada é uma realidade para a economia rondoniense”, assinalou.

O deputado Luizinho Goebel explicou que “no solo arenoso do cone sul de Rondônia, não existiria condições de desenvolver outra cultura que não fosse o plantio de espécies comerciais importantes, como o eucalipto, a teca e o pinho cuiabano”.

INVESTIDOR

O empresário Moacir Crocetta, um dos principais investidores nesse segmento, declarou que pretende ampliar em seis vezes a atual área de plantio de pinus e eucalipto, de dois mil hectares. “Temos projetos para o plantio de 10 mil hectares nos próximos meses”, explicou.

Já o pesquisador Adilson Pepino, um pioneiro do setor no estado, lembrou que “Rondônia tem condições naturais privilegiadas de clima e solo para se destacar nesse segmento”.

Também estiveram presentes o prefeito em exercício de Vilhena, Jaciê Dias; os prefeitos de Colorado, Josemar Beatto; de Corumbiara, Deocleciano Dizal; de Cabixi, Izael Dias; os representantes do Ibama, Renê Oliveira; do Banco da Amazônia, Jonas Ferreira; do Banco do Brasil, Carlos Ito.

E ainda, os diretores da ACIV, Josemario Secco; da Fiero, Marcondes Ceruti; da Regional do Governo em Vilhena, Ronaldo Alevato; a assessora especial de Governo, Vilma Alves; e demais autoridades políticas, empresários, profissionais da área e estudantes.

 

Autor e foto: Sandro André

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO