vilhena-frio-boa2O município de Vilhena pode enfrentar o segundo evento de friagem de 2014 neste final de semana.

A previsão é do site “De Olho no Tempo”, através de informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Segundo o site,  um forte pulso de ar frio polar sobre o Oceano Pacífico adentra pela costa do Chile na sexta-feira, 23.

Como o escoamento do ar frio será continental (pelo continente a partir da Argentina), espera-se em um declínio muito acentuado de temperatura em todo o Sul e boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte.

Com a previsão de frio, os moradores devem tirar as roupas de frio do guarda-roupa, e as lojas devem lucrar com a mudança climática.

FRIO NO BRASIL
Para a Região Sudeste, o frio rigoroso previsto e “alardeado”, principalmente para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro corre grande risco de terminar apenas em quedas mais acentuadas das temperaturas e muita umidade, por sinal.
Tanto o modelo norte-americano GFS, quanto o europeu ECMWF, e os brasileiros ETA15, COSMO e MBAR, indicam mais chuva que frio para os próximos dias, principalmente para o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e boa parte do Paraná.
O frio intenso, com marcas negativas de temperatura, é esperado apenas para parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Também deve esfriar bastante no próximo fim de semana entre o Paraná, Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso e sul de Rondônia (para os padrões locais).
A principal mudança de escala sinótica apontada é a intensificação de um cavado entre Goiás e São Paulo, o que geraria mais instabilidade e “travaria” o ar polar, mesmo com núcleo continental, escoamento sobre o Sul e o oeste da Região Centro-Oeste.

 

Texto: Extra de Rondônia

Informações: De olho no Tempo

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO