P1030567O Vídeomonitoramento é um projeto que proporciona a observação de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas em vias públicas das cidades.

Em Vilhena, o projeto foi inaugurado dia 27 de julho de 2013 por iniciativa  do Comandante do 3º Batalhão, TC PM Paulo Sérgio Vieira Gonçalves, desde então  demonstra – segundo a PM – excelentes resultados na redução da criminalidade na cidade.

Além da notória diminuição de comércio e consumo de substâncias entorpecentes nas praças da cidade, as câmeras tem contribuído para inibir e elucidar crimes contra patrimônio. Em uma única semana  foram 02 flagrantes registrados pelos monitorantes.

No dia 27 de maio, duas pessoas foram filmadas tentando arrombar a porta de uma loja na avenida Melvin Jones, imediatamente a viatura foi acionada e os acusados contidos. Na noite seguinte, novamente os monitorantes flagraram uma pessoa comercializando drogas na praça do ginásio “Geraldão”. A viatura foi acionada e o acusado conduzido até a delegacia de Policia Civil (PC).

Além de servir para coibir crimes em tempo real, as imagens ficam arquivadas e estão sendo utilizadas pela PC como provas para esclarecer diversos crimes.

Segundo o Coronel Gonçalves, a central de monitoramento conta com um rigoroso controle de acesso as imagens. Além de seguir normas gerais de ação (NGA), para maior segurança foi implantado essa semana  um compacto e inovador terminal de identificação  biométrico por  leitura  óptica ( Acess Control Terminal), que permite o acesso a central apenas de  pessoas  cadastradas. Somente após a autenticação, o leitor libera a trava da porta.

Fonte e Foto: Assessoria 3º BPM

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO