Almir Narayamoga Suruí profere palestras na região
Almir Narayamoga Suruí profere palestras na região

Na Semana do Meio Ambiente, o líder dos Suruí-Paiter, Almir Narayamoga Suruí, está realizando várias palestras no Cone Sul de Rondônia.

Suruí, que mora no município de Cacoal, é considerado uma das maiores autoridades em sustentabilidade dos povos da floresta.

Ele desenvolveu uma estratégia bem sucedida para alcançar o que parecia impossível: o respeito do homem branco, o fortalecimento da cultura de seu povo, o sustento da aldeia – no meio da floresta Amazônica- e, acima de tudo, a preservação do meio ambiente.

Em visita ao Extra Rondônia, Suruí destacou a importância de se preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor. “É possível conseguir preservar o meio ambiente com sustentabilidade”, afirmou o indígena visionário.

Suruí realizou palestras no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Colorado do Oeste, e nas escolas vilhenenses Zilda Frota Uchôa, Marechal Rondon e na Guarda Mirim, em Cabixi.

Em suas palestras, ele fez um relato de como conseguiu essa conquista e falou sobre os trabalhos desenvolvidos, entre eles, a conquista da certificação para vender créditos de carbono no mercado internacional.

Detalhou também a respeito do projeto de venda de carbono intitulado “Carbono Suruí”, único programa de REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal) validado no Brasil.

Suruí é cacique da tribo Paiter-Suruí,  e, por sua luta pela preservação da floresta e dos povos indígenas, já recebeu vários prêmios e indicações nacionais e internacionais.

Ele ganhou prestígio internacional ao conquistar prêmios por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas. Em 2008, recebeu em Genebra, na Suíça, o prêmio da Sociedade Internacional de Direitos Humanos, organização que atua em 26 países e reconhece anualmente figuras de destaque na luta pelos direitos humanos.

Em visita ao Extra Rondônia, Suruí destacou a importância de se preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor
Em visita ao Extra Rondônia, Suruí destacou a importância de se preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO