reuniao da camaraRepresentantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Corpo de Bombeiros, sociedade civil, Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) e Câmara de Vereadores se reuniram na tarde desta terça-feira, 21, no auditório da casa de leis para uma nova rodada de debates sobre o combate à violência no município de Vilhena. O foco da reunião, no entanto, foi com relação aos entraves a serem resolvidos para a criação da Polícia Comunitária no município.

O encontro foi comandado pela vereadora Marta Moreira (PSC) que já realizou várias reuniões sobre o assunto no município. Durante a reunião a parlamentar destacou que está contribuindo com a criação do Conselho Municipal de Segurança, que saiu do campo das ideias depois uma reunião com o titular da SESDEC, Antônio Carlos dos Reis, no dia 25 de setembro.

Durante o evento, que contou com a participação do secretário adjunto da secretaria de segurança pública, César Adilson Bandeira Pinheiro, também foi apresentado o projeto de criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), cujo objetivo é anexá-lo à versão estadual do programa, já em funcionamento na capital, Porto Velho. Em palestra de apresentação da proposta, o representante da SESDEC falou, ainda, que é possível a criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) como forma de afunilar ainda mais as discussões de objetivos para combater o avanço da violência de uma forma geral.

A afirmação de consenso dos participantes do grupo foi de que sem esses conselhos, e grupos de gestões não há como avançar no combate à violência, uma vez que eles (os conselhos e grupos de gestões) reúnem todos os órgãos relacionados à segurança pública diretamente, e têm autonomia para convocar outros órgãos para debater assuntos relacionados. Outro ponto positivo destacado pelos participantes do evento são as ações de combate à violência.

Como cada órgão de segurança pública atua em um setor específico, acabam distanciando-se um do outro de forma natural. Com a instalação destes grupos haverá debate constante sobre os trabalhos desenvolvidos, bem como troca de informações acerca do combate que cada instituição vem fazendo para reduzir os índices da violência na região. Todos os participantes concordaram em atuar no sentido de consolidar as criações destes elementos de ligação de entidades para fomentar ainda mais o combate à violência.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob