01A Polícia Civil divulgou, na tarde desta quarta-feira, 29, informações da ‘Operação Araripe’, que prendeu José Amilton da Silva, conhecido também como o “rei do cangaço”. O suspeito é considerado o maior assaltante de bancos da Região Norte e foi preso na última segunda-feira (27), em Belém (PA). Na ocasião, José Amilton não estavsa armado, mas portava três carteiras nacionais de habilitação (CNH) com nomes diferentes e foi preso em flagrante.

O suspeito desembarcou no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho, na manhã desta quarta-feira (29), escoltado pela Polícia Civil. Um trabalho integrado pela Delegacia de Patrimônio de Rondônia, Gerência de Estratégia e Inteligência de Rondônia, além da Gerência de Estratégia e Inteligência do Pará, conseguiu localizar o paradeiro do criminoso que estava foragido desde 2011. Segundo o delegado José Marcos Rodrigues Farias o suspeito ainda tentou subornar os policias oferecendo R$ 200 mil.

De acordo com Ingrid Brandão, delegada adjunta da Delegacia de Patrimônio, a operação foi muito cautelosa devido a periculosidade do suspeito. Ele era procurado pelos estados do AC, RO, AM, MT, MA e CE. “Ele já fugiu pela porta da frente do presídio de Cuiabá (MT), trocando de roupa com seu irmão em 2011. Atualmente ele cumpre mandados de prisão em Rondônia e Amazonas” disse Ingrid.

“Acho importante ressaltar que o grupo deles já agiu em vários estados e essa não é a conclusão, agora é que vamos iniciar um trabalho. Conseguimos identificar o líder do grupo e o próximo passo é identificar e localizar os demais para poder instruir o inquérito e encaminhar ao Ministério Publico para possível ofertamento de denúncia” informou a delegada.

Ingrid disse que o suspeito ficará preso em Rondônia e que o interrogatório ainda será agendado.

Amilton também foi entrevistado pela imprensa e disse que é um cidadão de bem. “Eu penso que a justiça tem que me dar uma oportunidade, não fiz um terço da metade do que estão me acusando”, disse o criminoso.

002

Fonte: G1/RO

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO