O urologista Nilton Migiyama coordena o evento em Vilhena
O urologista Nilton Migiyama coordena o evento em Vilhena

O mês de Novembro é Internacionalmente dedicado às ações de combate e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças masculinas.

A campanha “Novembro Azul” integra a programação mundial para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Para reforçar e alertar sobre a doença, o urologista vilhenense Nilton Migiyama, está organizando uma caminhada. O ato ocorrerá no dia 17 de novembro.

Segundo Nilton, a caminhada é uma forma de atrair a atenção de todos, principalmente dos homens, quanto à necessidade de se fazer exames de prevenção do câncer de próstata, uma vez que existe ainda um certo preconceito em relação ao exame de toque.

“Como os homens não têm costume de se consultar frequentemente, quero incentivá-los a mudar esta mentalidade”, explica o médico.

De acordo com Nilton, a caminhada vai ter início na Praça Nossa Senhora Aparecida e percorrerá a Avenida Major Amarante até a Praça Padre Ângelo Spadari.

O urologista destaca que todos os homens devem fazer seus exames de rotina anualmente, principalmente depois dos 45 anos. Nesta faixa etária, o médico recomenda que o paciente faça o exame de PSA (antígeno prostático especifico) e a avaliação da próstata (toque retal). “O câncer de próstata é assintomático. Com isso, a única maneira de descobri-lo é através da prevenção”, enfatiza o profissional de saúde.

A caminhada vai dar início às ações de prevenção que serão realizadas na Policlínica João Luiz entre os dias 17 a 21 de novembro. “Muitos homens se lembram de fazer a revisão do carro periodicamente, de trocar a peças pois sabem que se não fizerem, as consequências vão aparecer. Mas ele esquecem de fazer os exames preventivos do próprio corpo e cuidar que é o bem mais precioso e que não tem peças de reposição. Fazer exames preventivos pode ajudar a salvar vidas”, finalizou o médico.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO