Pedro e Heitor espalham abaixo-assinado  em Vilhena
Pedro e Heitor espalham abaixo-assinado em Vilhena

O aposentado Pedro Rodrigues Varela, e o representante comercial, Heitor Freire, iniciaram nesta segunda-feira, 3, a distribuir um abaixo assinado pelas ruas da cidade de Vilhena na tentativa de juntar a população para “derrubar” a taxa de resíduos sólidos instituída pelo poder executivo.

De acordo com a dupla de amigos, a ideia surgiu depois de haver reclamação geral do círculo de amizade do qual fazem parte com relação à criação do novo imposto.

Eles afirmaram ao Extra de Rondônia estão espalhando o documento em supermercados, lojas, lotéricas, enfim, em todo lugar em que há grande movimentação de pessoas na tentativa de reunir o maior número de assinaturas.

Pedro Rodrigues Varela conta, ainda, que quem quiser auxiliá-los na empreitada pode entrar em contato pelo número (69) 8122 2595 que ele vai até o local entregar o abaixo assinado. Indignados os dois idealizadores do projeto fazem contas para mostrar que o imposto vai gerar grandes transtornos aos moradores da cidade. “Temos um grande número de aposentados em Vilhena. A maioria ganha um salário mínimo e tem que custear as despesas de casa, além de remédios, e agora mais essa taxa. É injusto”, opina Pedro Varela.

Heitor Freire relata que discorda da taxa porque já paga o Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU), que em sua opinião, é o valor para realizar todo tipo de benfeitoria pública. “Não temos asfalto, saneamento básico é precário, e agora propõem esse gasto”, diz insatisfeito.

O representante comercial vai além ao relatar que discorda do fato de o valor da taxa de lixo estar inserido na conta de água. “Se eu quiser pagar só a água e deixar a taxa de lixo de lado eu não posso. Sou obrigado a pagar os dois. Eu não concordo com isso de forma alguma”, opina.

Para os dois idealizadores do abaixo assinado o novo imposto do SAAE só vem a prejudicar a população, principalmente aqueles de baixa renda. “Mais de 70% da população de Vilhena são pobres. Inclusive eu. Muitos amigos meus estão pagando R$ 20 a R$ 25 de taxa. Pagamos o IPTU em dia, sem atrasos, não temos as benfeitorias que deveríamos ter, e ainda nos impõem mais despesas?” questiona Pedro Varela.

Algumas pessoas ligadas a dupla confirmaram que estarão na manhã desta terça-feira, 3, na câmara de vereadores do município de Vilhena para realizarem uma manifestação pacífica contra o novo imposto do SAAE.

A ideia é chamar a atenção da classe política sobre o problema. “Apesar de querermos chamar a atenção deles quanto a essa cobrança, nosso movimento é apolítico e apartidário. Não queremos misturar as coisas”, enfatizou Heitor Freire.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO