21-03 capoeria 2No dia 20 de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra. Em Vilhena a data será celebrada com uma vasta programação que incluem apresentações de danças e também de exposição de fotografia sobre a valorização da cultura negra.

A programação começa na quinta-feira, 20, a partir das 19h30min Ginásio Geraldão que fica localizado na Avenida Paraná, com apresentação do Histórico de Politicas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil.

Além disso, as 20h30minmin será realizado um “aulão” pedagógico de capoeira com professores e mestres convidados. Já às 21h será promovida a “Roda de Capoeira de Palmares”, com a participação do Mestre Carioca e Grupo Kapoart Neto de Obaluaê.

A comemoração ainda vai contar com apresentação dos alunos do projeto               “Capoeira na Escola” que é coordenado pelo professor Odair Belarmino, o como Ki-suco.

Segundo ele, a capoeira é, para as crianças e adolescentes, a esperança por um futuro longe das drogas e da criminalidade, mais perto da família e da escola.

Durante o evento a exposição de fotografia “Faces do Quilombo”, que traz imagens do cotidiano dos remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste, em um projeto coordenado pela jornalista Andréia Machado, e que foi apoiado pela Fundação Palmares, também será apresentado.  As fotos têm como objetivo valorizar a cultura negra no Cone Sul de Rondônia.

Às 21h30min será realizada uma roda aberta de capoeira para quem quiser jogar, e às 22h acontece o encerramento da comemoração.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Washington Kuipers de Moraes

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO