Palestras de conscientização estão sendo realizadas na policlínica João Luiz
Palestras de conscientização estão sendo realizadas na policlínica João Luiz

Mesmo com tempo nublado, e ameaça de chuva, diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) realizaram na manhã da segunda-feira, 17, a Caminhada Azul, ação referente ao mês Novembro Azul, campanha que visa o combate ao câncer de próstata.

Esse ano a SEMUSA realizou a campanha entre os dias 17 a 21 de novembro com objetivo de chamar atenção dos homens quanto a importância em se realizar os exames preventivos da próstata.

A Caminhada Azul realizada pela Secretaria de Saúde teve apoio do médico urologista Nilton Migiyama, além de diversas entidades, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rotary Club, Ministério Público (MP), Laboratório Oswaldo Cruz, Biocal, Pato Branco, Mega Imagem, Gráfica Expressa e outros.

A Policlínica João Luiz foi o ponto base da campanha. Homens de todas as idades compareceram na unidade atrás de informações e cuidados com a própria saúde. Alguns tímidos, desconfiados, uns foram sozinhos, outros acompanhados pelas esposas e, alguns até levados pelos filhos. Isso mostra que as pessoas estão cada dia mais conscientes a respeito da importância em se realizar o exame da próstata, que é uma das ações mais eficazes no combate a um dos cânceres que mais matam no Brasil.

“Não importa a motivação que os levaram a unidade, o mais importante é perceber que os homens começaram a entender a importância de realizar exames preventivos anualmente. Estamos felizes em ver tantos homens recebendo orientações através das palestras realizadas pelos médicos André Monteiro e Nilton Migiyama”, destacou Clair Cunha, secretário adjunto.

18 a 21 Novembro – atendimento

De 18 a 21 de novembro na Policlínica João Luiz da Silva haverá atendimento com urologista das 7h30mim às 9h, e serão apenas 10 vagas por dia. Os homens com idade a partir dos 45 anos interessados no atendimento devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral para avaliação e encaminhamento. Em todas as Unidades Básicas de saúde a partir do dia 17 haverá palestras de conscientização para os homens.

As coletas de amostras para realização do exame de PSA serão realizadas em qualquer um dos três postos de coleta (Cristo Rei, Leonardo, Policlínica João Luiz), no período das 7h às 11h, (somente esse exame no mês de novembro, a recomendação medica é não fazer esforço físico e não manter relação sexual pelo menos dois dias antes do exame PSA).

Lembrando que para realização da coleta de PSA os pacientes deverão estar em mãos com pedido médico para realização desse exame.

 

Caminhada marcou a abertura da semana no município
Caminhada marcou a abertura da semana no município

Texto: Da Assessoria

Foto: Divulgação

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO