transitoA equipe de educação do trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), do município de Vilhena, iniciou nesta quarta-feira, 26, uma série de ações voltadas à conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas nas ruas da cidade.

Os trabalhos estendem-se até o dia 16 de dezembro e as atividades desenvolvidas serão, basicamente, pit-stops, blitz educativas, e a “mão amiga”, que é uma atividade voltada aos pedestres para massificar a importância em se atravessar na faixa de pedestres.

De acordo com Fernanda Costa, coordenadora do setor, as atividades são um pequeno passo para a mudança de comportamento no trânsito vilhenense. Ela fala enfatizou que neste período de férias, que está começando, é comum que muita gente visite a cidade, e mais comum ainda são os acidentes de trânsito.

Ela diz que a SEMTRAN está a pouco mais de um ano realizando trabalhos relacionados à conscientização no trânsito, e consequentemente a mudança de comportamento dos condutores, ciclistas e pedestres. Mesmo sendo atividades simples, segundo ela, ainda assim são eficazes, uma vez que aos poucos as pessoas vão percebendo a importância do bom comportamento no trânsito. “Muita gente nos vê de longe e já procura colocar o cinto de segurança, ou colocar a trava de jugular do capacete. É um começo, e temos a certeza de que vale a pena insistir neste projeto, que é de suma importância para a sociedade”, explica.

A SEMTRAN conta com o apoio da Polícia de Trânsito (P-TRAN) de Vilhena para a execução das ações, principalmente relacionadas à lei seca. “Uma das propostas que estamos apresentando nestas ações é a ‘Operação Lei Seca, se beber vá de taxi’. Estamos focando principalmente àquelas pessoas que gostam de sair à noite, para mostrarmos os cuidados, e principalmente os perigos de quem bebe e assume a direção de um veículo”, conta.

Outros panfletos que são entregues pela equipe de educação no trânsito é uma tabela que mostra as reações do corpo humano baseado na quantidade de álcool que o individuo ingere. O material produzido com base em dados do Centro de Informações Sobre Saúde o Álcool (CISA) apresenta reações desde euforia leve, até mesmo a morte.

Veja na lista abaixo as ações programadas para esta campanha.

relacao

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação/ Reprodução

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO