massacre corumbiaraAudiência de Instrução e Julgamento de indenização às vítimas do Massacre de Corumbiara está marcada para esta quinta-feira, 4, no Tribunal do Juri, em Porto Velho.

Essa confirmação era aguardada desde 2010, quando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), desenvolveu um trabalho em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos a fim de reivindicar a justiça social em favor das vítimas do massacre, considerado um dos piores registros de conflitos agrários na história do Estado de Rondônia.

O assessor jurídico da Federação, advogado Neumayer Pereira de Souza, ingressou com ação em beneficio de 204 vítimas, em janeiro daquele ano, e após as providencias preliminares, o Juiz da 2ª Vara da Fazenda Publico de Porto Velho, onde tramita o processo, proferiu o despacho Saneador no processo e designou o dia 04 de dezembro de 2014 para a realização da audiência de instrução e julgamento, quando serão ouvidas as vítimas, todas trabalhadoras rurais, e as testemunhas arroladas.

O conflito, ocorrido no dia 09 de agosto de 1995 entre trabalhadores rurais e policiais militares, em ocasião de cumprimento de mandato judicial de reintegração de posse, em área da fazenda Santa Elina, no município de Corumbiara, região Sul do Estado, ficou conhecido internacionalmente e marcou a história de luta pela conquista da terra em Rondônia.

Segundo relatos, naquele dia, cerca de 600 camponeses ocupantes da área considerada improdutiva foram surpreendidos durante a madrugada do dia 9 com o ataque de pistoleiros armados e soldados da Polícia Militar. Um violento confronto foi desencadeado, resultando em mortes, torturas, insultos e humilhações aos trabalhadores e trabalhadoras. Ao Estado de Rondônia é atribuída culpa e, portanto, reivindicada condenação de indenização, quando da comprovação da conduta excessiva dos policiais.

Texto: Assessoria

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO