UNIR - EXTRA DE RONDONIADe quarta até sexta-feira desta semana, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Discurso e Gênero na Amazônia Ocidental (HIBISCUS) promove o I Seminário Cidadania, Diversidade e Territorialidades: caminhos teóricos e práticos da diferença, atividade de extensão gratuita, dirigida a toda a comunidade, acadêmica e externa, interessada em temas como empoderamento de mulheres do campo, das populações negras e políticas públicas territoriais e para mulheres. Todas as atividades serão desenvolvidas no campus da UNIR/Vilhena.

Na tarde da quarta-feira, 3, a partir das 15h00, alunos do IFRO de Colorado do Oeste, sob coordenação da Profa. Me. Larissa Ferraz Bedôr Jardim, oferecerão oficinas de manejo de gado leiteiro, controle de pragas em lavouras e homeopatia animal às trabalhadoras rurais da região de Vilhena.

À noite, a partir das 19h00, ocorrerá a mesa-redonda Mulheres: ruralidades, diversidades, com a presença das convidadas Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva, do Mestrado em Geografia da UNIR de Porto Velho, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (GEPGENERO); Marciane Rosa Souza, trabalhadora em agricultura e Presidenta Associação Renascer, e Larissa Cristina Pereira Ruas, graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela UNIR/Vilhena, pesquisadora do HIBISCUS. A mediação será feita pelo Prof. Me. Emerson Pessoa, do Departamento de Administração da UNIR/Vilhena e membro do HIBISCUS.

Às 22h00, o Prof. Dr. e ator Celso Francisco Gayoso, da UNIR/Vilhena, apresentará uma leitura dramatizada do texto Carta para Além do Muro, do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu.

Na tarde da quinta-feira, 4, será exibido e comentado o filme “Panteras Negras”, dirigido por Mario Van Peebles, às 16h00. À noite, a partir das 19h00, será realizada a mesa-redonda História, religiosidade e cultura negra: espaços de resistência, que terá como debatedorxs a Profa  Me. Manoela Arruda dos Santos Nunes da Silva, do IFMT, e o Prof. Aldamiro Ramos, Presidente do Conselho Municipal Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade. A mediação será feita pelo Prof. Me. José Kennedy Lopes Silva do Departamento de Administração da UNIR/Vilhena, coordenador da atividade de extensão. Às 22h, o Grupo Novamente, sob orientação do Prof. Ki-suco, apresentará uma roda de capoeira. Às 22h30, Dj Chico comanda o som, no ritmo do tema africanidades/brasilidades.

Às 16h00 da sexta-feira, 5, será exibido e comentado o filme Corumbiara, dirigido por Vincent Carelli. A mediação será feita por Sandro Melo Vieira, graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UNIR/Vilhena. A partir das 19h00, acontecerá a mesa-redonda Territorialidades e Políticas Públicas: caminhos para a justiça social, com xs convidadxs a Profa. Me. Angela Maria dos Santos, da SEDUC do Estado do Mato Grosso; o Procurador Federal Daniel Azevedo Lobo, do Ministério Público Federal da Comarca de Vilhena, e Adriane Appelt, vice-coordenadora da comissão para instalação do Território da Cidadania Cone Sul de RO e vice-presidente do STTR – Vilhena e Chupinguaia. A mediação ficará por conta da Profa. Dra. Lilian Reichert Coelho, líder do HIBISCUS e professora da UNIR/Vilhena.

A partir das 22h30 da sexta-feira, o encerramento cultural será feito pelas bancas locais SubPop e Velho Jack.

Ao longo de todo o evento, estará disponível para apreciação a exposição fotográfica Faces do Quilombo – imagens de remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste, de autoria da Andréia Machado, graduada em comunicação Social-Jornalismo pela UNIR/Vilhena.

O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa Gênero, mídia e políticas públicas: análise crítica do discurso governamental sobre o Programa Territórios da Cidadania e propostas de comunicação para a cidadania para/com as trabalhadoras em agricultura mobilizadas. O projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos, sob coordenação da Profa. Dra. Lilian Reichert Coelho, vinculado ao HIBISCUS, com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico grupohibiscus@gmail.com ou no local. Mais informações, no e-mail do grupo de pesquisa ou na página: https://www.facebook.com/seminariocidadaniadiversidade

Texto: Assessoria

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO