Equipe do Conselho Regional de Educação Física (CREF8) de RO
Equipe do Conselho Regional de Educação Física (CREF8) de RO

O Conselho Regional de Educação Física (CREF8) do estado de Rondônia deu continuidade às visitas a empresas que prestam serviços relacionados à atividades físicas no município de Vilhena nesta terça-feira, 16.

Ao Extra de Rondônia,  o representante do órgão no município, Wellington Nascimento Moura, afirmou que das 18 academias e empresas ligadas ao ramo de fiscalização do CREF8 na cidade, 12 já foram visitadas e quatro interditadas por falta de profissional habilitado para a prestação de serviço.

Durante toda a manhã, a equipe, composta por quatro profissionais, percorreu parte das empresas e esteve na Delegacia de Polícia Civil (DPC) para oficializar denúncias de exercício ilegal da profissão das academias autuadas.

De acordo com a coordenadora da seccional Rondônia do conselho, Joscimara Campos, está é a quarta vez que membros do CREF8 vêm a Vilhena para realizar procedimentos relacionados à conscientização dos empresários do ramo, e principalmente das pessoas que atuam na área como prestadores de serviço, sobre a necessidade de se regularizarem.

Ela explica que a última visita, que aconteceu em agosto de 2014, foi pautada exclusivamente na orientação sobre possíveis interdições caso as empresas não se adequassem. Ela fez questão de enfatizar que o objetivo do CREF8 não é causar prejuízos para os profissionais do segmento. “Queremos oferecer um serviço de qualidade para a sociedade”, conta.

O grupo explicou que algumas academias da cidade estão dentro do padrão e se tornam referência a nível de estado. “Passamos por todas elas e os orientamos sobre as mudanças, que foram prontamente atendidas pelos empresários. Hoje estão em perfeito estado de funcionamento”, conta Joscimara.

Wellington relata que os principais problemas encontrados pela equipe do CREF8 na operação intitulada “Alteres”, realizada em todo estado de Rondônia, são a falta de estrutura adequada para a prestação de serviços, e muitas pessoas trabalhando ilegalmente como orientadores físicos.

Membros do CREF8 contam que para as empresas poderem voltar a operar normalmente deverão regularizar suas situações, apresentando, inicialmente, um pré-cadastro junto aos representantes locais do conselho, bem como termo de responsabilidade técnica (assinado por um profissional habilitado em Educação Física) e uma lista com o quadro técnico constando o nome, e número de inscrição, de todos os profissionais que irão prestar serviços relacionados à empresa.

Depois de regularizadas o CREF8 emite do termo de desinterdição. A equipe do conselho destaca que este é um trabalho de conscientização. “O profissional de educação física habilitado pode oferecer garantia de serviço, e consequentemente o cliente pode cobrar seus direitos, e ter acesso a um serviço de qualidade”, destaca Joscimara.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO