extra pagina### Mais um ano se encerra e um novo começa. 2014 foi tumultuado em todos os sentidos no Brasil, principalmente no referente às notícias de corrupção em órgãos das esferas públicas. Na região do Cone Sul de Rondônia, esse assunto não afetou diretamente os moradores, mas indiretamente sabemos que a roubalheira afetou, sim, os bolsos de nós, contribuintes. É um momento de reflexão.

### As notícias veiculadas pela imprensa acabaram levando muita gente atrás das grades.  E é graças à imprensa que o povo fica sabendo de todo esse absurdo que acontece no nosso cotidiano. Nesse aspecto, o Extra de Rondônia cumpriu seu verdadeiro papel: informar, mesmo que a situação acabe por complicar algumas “personalidades”.

### Um fato que chamou a atenção dos coloradenses, nesta terça-feira, 30, é com relação ao trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária, em conjunto com a Polícia Militar, numa panificadora. A responsável do estabelecimento  foi presa e produtos vencidos, impróprios ao consumo, apreendidos. A notícia, após ser veiculada no site, gerou grande repercussão em Colorado.

### O site cumpriu a sua missão, apenas do caso não ter agradado os responsáveis da panificadora, que solicitaram, via ofício mal feito, a exclusão imediata da matéria. Pode uma coisa dessas? E depois de umas horas enviaram à redação do site outra solicitação, em “apoio” à primeira, alegando que a matéria não tem nada haver com o narrado no Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Colorado. A intenção do tal ofício era intimidar, provocar medo, mas, ao contrário, o que provocou foi revolta, ao tentar camuflar um fato que poderia ter gerado um estrago maior. Estamos nos referindo a vidas de pessoas que consumiam alimentos em tal panificadora.

### Analisando todo esse fato,  chega-se à seguinte conclusão: o Extra de Rondônia cumpriu sua missão.

### O prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP) mudou muito seu perfil político durante os anos de comando à frente da prefeitura. No início de sua trajetória enquanto chefe do executivo municipal mantinha um discurso intrincado, cheio de gafes, e de difícil entendimento. É normal conversar com ele, ultimamente, e perceber o quanto vem evoluindo em sua retórica.

### Outro ponto positivo para o prefeito é a forma diferenciada que vem adotando nos últimos tempos. Partidarista ao extremo, Rover perdeu muito no início do mandato enquanto pensava exclusivamente no seu grupo. Atualmente ele consegue agregar gente de todo o lado e dá de ombros ao fato de ser, ou não, de partido opositor. Um exemplo disso é o relacionamento com os senadores e deputados federais. Mandando recurso pra Vilhena é o suficiente pra arrancar sorrisos e elogios do prefeito.

### Rover teve coragem de adotar essa postura pluripartidária. É tão arriscado que o político pode chegar a ser expulso do partido que lhe ajudou a se eleger. Essa estratégia, no entanto, vem dando certo. Ele conquistou alguns milhões de reais para a cidade, e gerou boas expectativas à região.

### Certo ou errado não é o caso neste momento. A análise vai apenas ao ponto em que ele se torna diferente dos demais prefeitos. Arriscou uma possibilidade, e deu certo. O ponto positivo, neste caso, são os mais variados recursos para a cidade. Quem ganha é a população. O negativo, no entanto, está justamente ligado à parte política. O prefeito pode ser visto como aquele que fica sempre neutro e espera o melhor momento para apoiar o vencedor, ou político que não tem grupo, fato que o Brasil ainda é encarado com maus olhos.

### Ao adotar essa postura indiferente às cores partidárias Rover também ganhou alguns pequenos problemas. Ele está sempre inserido nos discursos de Ivo Cassol como o vilão da história, teve que sentar pra conversar com o deputado federal, Nilton Capixaba (PTB), aquele envolvido no escândalo dos “Sanguessugas”, que não conseguiu a votação esperada em Vilhena, e por estar circulando em todos os meios, se vê obrigado a agradar Palestinos e Israelenses com a mesma cultura. Não é nada fácil.

### Mesmo ainda dando algumas cabeçadas, o prefeito de Vilhena já é visto com respeito e certo temor entre os grupos opositores. Com um super orçamento previsto para 2015, e muitos milhões do Governo Federal já garantidos à cidade, será difícil “bater o homem” durante as próximas eleições. Há gente que falava mal, que agora procura iniciar os elogios ao atual prefeito, pois está percebendo as mudanças políticas promovidas durante sua passagem pelo comando do município. Leia mais aqui.

### Finalizando, a equipe do Extra de Rondônia deseja a todos os assíduos internautas um Feliz e Próspero Ano Novo, com muita paz, alegria e união familiar. E prometemos: a linha editorial imparcial continuará sendo parte do site, conforme adotada desde o primeiro dia em que o site foi criado.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO