confuciom posseO governador Confúcio Moura (PMDB) tomou posse em seu segundo mandato na manhã desta quinta-feira, 1, em cerimônia no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, e fez um resumo de sua primeira gestão, considerada por ele como a que mais trabalhou desde o Governo de Jorge Teixeira.

Confúcio considerou que outros governantes até tiveram realizações, mas a exemplo do próprio Teixeira foram ignorados pelo povo.

Confúcio pediu apoio para a nova administração e revelou que já autorizou ao Secretário de Segurança e Defesa, Antônio Reis, que secretários e assessores sejam “grampeados”, com o objetivo de saber o que acontece na gestão pública e não ser surpreendido com operações da Polícia Federal. “Prefiro ser fiscalizado a cada dia pelos nossos delegados do que ver a Policia Federal agir em nosso Estado. Quem errar que responda por seus erros”, afirmou.

Antes dessa declaração, ele considerou que mesmo fazendo tudo certo, o governante, qualquer que seja ele, será de qualquer forma processado por seus atos no futuro.

Mesmo considerando avanços como nos setores produtivos, educação e saúde, o governador anunciou mais rigor com as finanças públicas. Disse que vai segurar a “chave do cofre”, vetando, por exemplo, viagem desnecessárias de servidores a seminários e simpósios. “A pessoa vai e não retransmite para ninguém depois o que teria apreendido”, considerou, explicando que esses seminários sempre acontecem em beira de praia. “É seminário ou é turismo”, perguntou.

Confúcio Moura anunciou ainda que pretende mudar a política de segurança e direitos humanos nos presídios. Exigiu de seus secretários da saúde e educação que invistam em políticas nas unidades prisionais de todo o Estado. Afirmou que tem meta de fazer com que os próprios presos façam a alimentação, pelo menos na Capital. Ainda com relação aos presídios, confirmou que irá investir na compra de equipamentos como câmeras de segurança, detectores de metal e de maquinas de raios-x para dignificar as visitas em presídios, acabando com as revistas intimas.

O governante reeleito falou sobre as políticas públicas realizadas na primeira gestão e do apoio dos prefeitos em todo o Estado. Entre os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, citou que a Caerd, por exemplo, tem em caixa mais de R$ 1 bilhão e 280 milhões para água e esgoto.

Segundo Confúcio, seu Governo foi um dos que mais investiu no esporte e cultura, e um “exemplo é esse teatro”. Disse que a administração investiu R$ 18 milhões em reforma de Cedels e praças, reforma no Claudio Coutinho. Prometeu a revitalização para esse ano do estádio Aluízio Ferreira. Para a educação, afirmou que não irá construir grandes escolas, mas padronizar as atuais e “salvar a maior riqueza de Rondônia, que são os jovens fora da sala de aula”.

Confúcio explicou que a grande meta do novo Governo  será a simplificação e transparência.

 

Texto e foto: Rondoniagora

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO