confuci escolaCom esta pergunta o governador Confúcio Moura (PMDB) encerrou o diálogo com a professora Fátima Gaviolli quando do convite para o cargo de secretária estadual de educação. Este pequeno trecho da conversa foi a própria educadora que contou ao público na manhã de terça-feira (03) em Vilhena na escola Maria Arlete Toledo, por ocasião do lançamento do ano letivo nas escolas estaduais de Rondônia. Se a resposta não nos foi concedida a pergunta nos diz muito.

Traição

No primeiro mandato Confúcio foi traído por gente da sua coxia, da sua cozinha, da sua mesa de jantar, de repente até de quem ele embalou nos braços. Foi traído por amigos, por gente da sua mais indesconfiável confiança. Por ganância, pelo vil metal jogaram anos de convivência pelo ralo. Política é mesmo terreno pantanoso, mas é preciso estabelecer um limite ético. O velho militar sentiu duro o golpe no peito, dobrou, envergou, foi humilhado. O velho médico que veio para curar malária dos habitantes do território sofreu calado, engoliu seco, mas recobrou a saliva e não se quedou. Alguns do que ele confiou cegamente ainda rondam sua seara, com o punhal desembainhado, mas ele haverá de pressentir. Para todos que o cercam ele deveria repetir a pergunta feita a Gaviolli olhando no fundo dos olhos de cada um. Os olhos não costumam mentir.

Tensão

O suplente de deputado Ezequiel Neiva (PMDB) ainda terá dias de tensão esta semana esperando a decisão do deputado Lebrão (PTN) em assumir o DER ou não, o que abriria uma vaga para o suplente de Cerejeiras. A conversa definitiva deve ocorrer quarta-feira, 04, disse o governador Confúcio. Ambos confirmaram o convite. A Assembleia até já aprovou uma lei que isenta deputado de perder o mandato caso assuma autarquia estadual. Antes era isento apenas para deputados que assumissem secretaria de estado. Falta Lebrão bater o martelo. Até lá Neiva não dorme.

Pela metade

É bom que se esclareça que suplente que assume vaga de titular que deixa a titularidade para assumir cargos públicos tem as regalias do mandato, mas de fato o é pela metade. No batente político não pode contrariar os interesses do executivo e nem de quem lhe concedeu a vaga. É titular pela metade. Basta uma rusga insanável entre o dono da vaga e quem o convidou para o cargo fora do mandato que tudo volta para a situação original. Essa será situação de Ezequiel Neiva se assumir a vaga de Lebrão caso este vá mesmo para a direção geral do DER.

Almoço

O almoço de terça-feira (03) das autoridades que participaram do lançamento do ano letivo em Vilhena foi na Chácara do secretário Gustavo Valmórbida, um dos nomes do prefeito Zé Rover para sua sucessão. Outro que diz ter as bênçãos de Rover para a candidatura a prefeito é o secretário de educação José Carlos Arrigo, que, aliás, também tem chácara. Só que a do Gustavo fica nas margens fluentes de um belo rio histórico de Vilhena. A do Arrigo não tem água.

Disputa

Por falar em Arrigo, ele acredita que irá disputar com Gustavo indicação interna do grupo e em pesquisas de opinião o apoio do prefeito Rover para concorrer à prefeitura de Vilhena. Ele aposta que nesses quesitos vence, mas admite que se perder não terá mesmo condições de disputar as eleições ao cargo majoritário.

Por pouco

Policial militar como é o deputado Jesuíno Boabaid (PT do B) sabe que se presta juramento com a mão direita estendida. Na posse como deputado Boabaid recebeu o microfone com a direita e estendeu a esquerda para o juramento de posse. Rapidamente percebeu o erro, sorriu amarelo e corrigiu o que seria uma tremenda gafe transmitida ao vivo pela TV da ALE-RO.

Segurança

O deputado Luizinho Goebel (PV) vai trazer todo o staff de segurança do Estado para Vilhena em março para debater medidas para diminuir a violência em Vilhena e região. O secretário de segurança Antônio Carlos Reis deverá vir. Mas antes deverá ser informado que a delegacia local dispõe de dois a três investigadores para investigar centenas de processos que se amontoam na SEVIC.

Idiotice

Um desses frustrados com a política depois de ser reprovado nas urnas (e em Vilhena tem muito deles) criticou a decisão do deputado Luizinho de convocar uma audiência pública para debater o tema da violência em Vilhena. Acha que é perda de tempo. Ora, numa democracia é assim que funciona: o povo elege seus representantes para defendê-lo e protege-lo; os deputados não determinam a política de segurança do governo, mas tem o papel de pressioná-lo para que as ações sejam executadas através de uma polícia aparelhada e preparada. Nos regimes democráticos e assim que funciona. Em Cuba e na Coréia do Norte não. O cidadão em questão é um desses dinossauros amantes de Fidel e Kim Jong-Un.

Assusta

A violência em Vilhena não é um tema que assusta somente os vilhenenses. Durante minha estada esta semana na capital por ocasião da posse dos deputados fui abordado por vários colegas jornalistas de vários municípios de Rondônia. A pergunta era uma só: “O que está acontecendo em Vilhena, uma cidade outrora pacífica e boa de viver?”. A resposta poderá ser respondida integralmente em março quando se discutir o tema em Vilhena. O deputado Cleiton Roque (PSB) de Pimenta Bueno já confirmou que se fará presente para engrossar o caldo dos que vão exigir do governo mais segurança para os vilhenenses.

Escroque

Senhores políticos de Vilhena tremei! Um conhecido escroque de Rondônia que se instalou em Brasília, montou um site e costumeiramente reporta assuntos da capital federal para municípios do Estado, já está colocando sua voz nos microfones de rádios locais. Começa criticando este ou aquele político para depois extorqui-los. O pior é que ainda tem emissoras que lhe facultam o espaço.

Do que vi

Pode ser que eu me equivoque a curto, médio ou em longo prazo, mas confesso que gostei do que vi na posse dos deputados domingo (01) em Porto Velho: a unanimidade em torno da eleição da mesa diretora da Casa de Leis. Sem revanchismo, sem retaliações. Sem parlamentares confinados para não serem cooptados de última hora.

Oposição

A princípio o governo do Estado só deverá ter três deputados de oposição na Assembleia Legislativa. Hermínio Coelho (PSD) e Jesuíno Boabaid (PT do B) por razões conhecidas. E um cristão novo na oposição: Adelino Follador (DEM), que já foi ferrenho defensor do governador Confúcio Moura.

Horas

Intermináveis foram as horas de reunião na SEDAM em Vilhena na terça-feira (3). Às portas fechadas o governador Confúcio Moura, o deputado Luizinho Goebel, o chefe da Sedam local, Luiz Silva Gomes (que suava às bicas a cada saída da sala, mas estava calor mesmo) e o novo mandachuva do órgão no estado, Coronel Wilson com os empresários Moacir Crocetta e Nadir da Fertipar, entre outros. O assunto ninguém disse. Uma boa pauta para os repórteres de plantão.

Arrematando

Em um tempo que lá se vai uma grande tragédia se abateu sobre os vilhenenses. Um jovem brilhante, amigo de todos, boa praça e bom filho foi baleado pelas costas por um policial militar em Vilhena após ter feito uma conversão de moto sobre a calçada para entrar em seu quintal. Ele perdeu os movimentos das pernas ficando paraplégico. Não mora mais aqui e até hoje luta para recobrar o movimento. Cabeças rolaram no comanda do Batalhão da PM. Espero sinceramente que está não seja uma releitura de uma tragédia anunciada. A posteriori concluo esse arremate.

Vitor Paniágua é jornalista (paniaguavitor@gmail.com)

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO