NAO APOIARAM CPINa semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), formalizou a criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar irregularidades na Petrobras.

O grupo de trabalho ganhou corpo após a uma nova fase da Operação Lava Jato, a My Way, deflagrada na madrugada do mesmo dia que foi resultado de informações reveladas pelo ex-gerente de serviços da estatal, Pedro Barusco, que celebrou um acordo de delação premiada.

A viabilização da nova CPI ocorre também no momento em que as autoridades policiais apuram oficialmente irregularidades praticadas pelo tesoureiro nacional do PT João Vaccari Neto, levado para prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Esta é a primeira CPI criada na Casa em 2015.

FORA DO EIXO

Em contrapartida, mais uma vez, a maioria dos deputados federais de Rondônia deram mau exemplo. Cinco dos oito parlamentares foram contra a abertura da CPI e não assinaram o requerimento: Marinha Raupp (PMDB), Nilton Capixaba (PTB), Lúcio Mosquini (PMDB), Luiz Cláudio (PR) e Lindomar Garçon (PMDB).

Apenas os jovens e novatos deputados Mariana Carvalho (PSDB) e Expedito Netto (SD), além do “experiente” Marcos Rogério (PDT), este último que teoricamente é da base aliada, assinaram o pedido de abertura de novas investigações envolvendo a Petrobras. A revista Veja desta semana publicou os nomes dos parlamentares que assinaram a CPI.

RABOS PRESOS

Além de permanecer na base aliada do Governo Dilma, Nilton Capixaba (PTB) está envolvido no escândalo dos Sanguessugas, onde recursos para compra de ambulâncias foram desviados em todo o Brasil. Em breve, o processo envolvendo o parlamentar de Cacoal deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Já Lúcio Mosquini (PMDB) foi preso em novembro do ano passado, acusado junto com o prefeito afastado de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni e outros, de desviarem milhões de reais da construção do Novo Espaço Alternativo de Porto Velho, na Operação Ludus, deflagrada pelo Ministério Público Estadual.

Completando o time dos rabos presos com a Presidência da República, além de Nilton Capixaba, ainda vem Marinha Raupp (PMDB), que foi a favor da fraude fiscal proposta pela presidente Dilma.

 

Texto: RondoniaVip

Fotomontagem: RondoniaVip

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO