corrupcao-300x248Os recentes acontecimentos envolvendo, dentre outros agentes, alguns técnicos da Emater da região do Cone Sul no esquema de desvio de dinheiro de crédito rural, ainda encontra-se em fase de investigação.

Pela gravidade dos fatos, o diretor-presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado, afirma que está tomando todas as providências que lhe são cabíveis.

O caso, publicado pelo Extra de Rondônia com exclusividade,   está sendo investigado pela Polícia Federal já há algum tempo. Contudo, a diretoria da Emater só teve conhecimento da denúncia no final de dezembro de 2014. “Assim que ficamos sabendo das suspeitas deslocamos uma comissão técnica para averiguar a situação”, diz Gomes.

O que a Polícia Federal investiga é um possível esquema de desvio de dinheiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destinado a financiar agricultores familiares no investimento e custeio de sua produção. A suspeita é a existência de uma quadrilha organizada que, aproveitando-se da credibilidade da Emater, cooptou alguns de seus técnicos de campo para elaborar projetos fraudulentos de interesse da quadrilha.

Ao tomar pé da situação, a direção da Emater agiu energicamente, exonerando e afastando os técnicos suspeitos de envolvimento com o esquema. Como dois deles possuem estabilidade sindical, conforme a legislação pertinente fez-se necessário a instauração de inquéritos judiciais junto à Justiça do Trabalho para apuração de falta grave.

Luiz Gomes lembra, ainda, que a Polícia Federal continua investigando o caso e que está a disposição para contribuir com o que for necessário. “Vale ressaltar que a Emater é uma instituição de grande importância para o desenvolvimento do estado. Não é sua idoneidade que está sendo investigada e sim a atuação de alguns técnicos que podem ter agido de má fé”, afirmou Gomes, dizendo ainda que “não admitimos situações como essa envolvendo a Emater. Toda e qualquer ação suspeita será investigada e, para isso, contamos com o apoio dos produtores rurais, parceiros e da comunidade em geral para que nos informe sobre quaisquer irregularidades”.

 

Texto: Extra de Rondônia

Informações: Assessoria Emater

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO