calorOs dias do feriado prolongado do Carnaval   2015 devem ser de muito calor em toda Rondônia. Somente na segunda-feira   é que a temperatura pode baixar um pouco mais no Estado. Devido ao clima chuvoso do inverno amazônico, os foliões costumeiramente já saem  prevenidos para a festa.

Segundo as previsões da meteorologia do Sipam  (Sistema de Proteção da Amazônia), Centro Regional de Porto Velho, neste   fim de semana o sol deve predominar em Rondônia, com muito mormaço.

O tempo será nublado tanto no sábado quanto no domingo em todo o Estado.  Podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas pela manhã e a partir do fim da tarde na capital, no Vale do Jamari e no Vale do Guaporé durante  o sábado.

Já no domingo estas áreas terão pancadas de chuva com  trovoadas somente a partir da tarde. As demais regiões rondonienses  terão pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde tanto no sábado quanto no domingo.

A instabilidade aumenta neste começo de semana em Rondônia, devido à  organização de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) sobre grande  parte do País. Para esta segunda-feira, a previsão é de pouco sol e muitas nuvens carregadas em todo o Estado. Áreas de instabilidade associadas a este sistema se organizam com facilidade e podem provocar pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia em todas as  regiões do Estado.

Há possibilidade de que ocorram grandes volumes de  chuva em todo o Estado. Na terça e na quarta-feira, a ZCOU continuará  atuando sobre o Estado e, por conta disso, a previsão não muda. Tanto na  terça quanto na quarta, o tempo continuará instável em Rondônia, com céu nublado a encoberto e pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do  dia em todo o Estado.  Em Porto Velho, a previsão é de que o nos próximos três dias, 14, 15 e 16/02, seja nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas, com temperatura máxima chegando a 31ºC e sensação térmica de até 35ºC.
PREVISÃO TRIMESTRAL

De acordo com reunião entre meteorologistas do  Sipam nos Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho, nos próximos meses as chuvas deverão superar os padrões climatológicos no início deste trimestre no estado do Acre, no oeste Rondônia e do Amazonas.

As chuvas deverão ficar abaixo dos padrões climatológicos em Roraima, norte e nordeste do Amazonas, no Amapá, em grande parte das regiões norte e nordeste paraense, norte do Maranhão e leste e nordeste do Mato Grosso no mês de fevereiro. Já nas demais áreas da Região Norte, as chuvas ocorrerão dentro da normalidade. Isso ocorre em função das águas superficiais na região do oceano Pacífico Equatorial manter o padrão de aquecimento nas regiões de Niño, alterando a circulação atmosférica e modulando o clima na Amazônia com os seguintes impactos para o trimestre de fevereiro, março e abril de 2015.

Em relação à temperatura, deve ficar ligeiramente acima do padrão climatológico no norte do Maranhão, nordeste e leste do Mato Grosso, Roraima e norte do Amazonas, no mês de fevereiro, tendendo a climatologia nos demais meses. Nas demais áreas da região as  temperaturas deverão seguir o padrão climatológico.
Texto: Assessoria Sipam

Foto: Ilustrativa

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO