MOVIMENTO CAPAUm grupo ligado ao movimento dos pequenos agricultores (MPA) dos municípios de Colorado e Cabixi, juntamente com os sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios de Corumbiara, Cerejeiras, Pimenteiras e assentamento de Chupinguaia, se reuniram nesta segunda-feira, no município de Colorado.

O grupo, formado por mais de 150 camponeses, pede atendimento a uma série de reivindicações. Um deles é agilidade no atendimento no programa “Luz para Todos”, já que muitas famílias da região ainda não forma contempladas.  Em Colorado, o grupo manteve reunião com lideranças políticas locais, momento em que foram marcadas audiências com diversos órgão do estado, como secretaria de agricultura, secretario de saúde, secretaria de educação, INCRA, DER deputados estaduais, prefeitos do cone sul, e representantes dos vereadores do município.

Na ocasião, compareceram representantes da prefeitura de Cerejeiras. O prefeito de Colorado, Josemar Beatto, e vereadores ouviram os camponeses.

A comissão que coordenou o movimento apresentou a seguinte pauta: construçãoo de um Hospital Regional em Colorado, construção de área de lazer na área rural, construção de salas de aula para o ensino fundamental e médio, médicos genecologistas, parceria na construção da escola família agrícola, construção de parques infantis nas escolas, reabertura de estradas nos assentamentos, programa de incentivo para a permanência dos jovens no campo, construção de uma universidade estadual voltado para o fortalecimento do campesinato, além de agilidade nas compras do PAA, comprar 70% da merenda escolar direto do agricultor, e priorizar a produção agroecológica.

MOVI 4

MOVI 3

MOVI 1

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO