O tucano Expedito Junior deve assumir o comando administrativo do Estado de RO
O tucano Expedito Junior deve assumir o comando administrativo do Estado de RO

Autora da representação que levou a cassação dos diplomas do governador Confúcio Moura (PMDB) e seu vice, Daniel Pereira (PSB), a Coligação “Rondônia no Caminho Certo” disse que aguarda a posse imediata do segundo colocado, o ex-senador Expedito Júnior.

Segundo os advogados Diego de Paiva Vasconcelos e Márcio Melo, a Lei é clara sobre a inexistência de efeitos suspensivos dos recursos eleitorais, sejam embargos de declaração ou mesmo o recurso ordinário para o TSE. “Podem recorrer, é um direito, mas fora do cargo”, afirmou Márcio, explicando ainda que o presidente do TRE, a quem cabe dar seguimento às decisões da Corte deverá imediatamente comunicar a cassação à Assembleia Legislativa e em seguida diplomar Expedito Júnior.

Ainda, de acordo com o advogado, há entendimento pacificado no TSE de que a eleição a ser considerada é o primeiro turno em casos semelhantes, ou seja, apura-se quem foi o segundo colocado no primeiro turno e o convoca para assumir o cargo.

 

Texto: Rondoniagora

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO