DSC_0129A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Adriane Andreia Appelti, esteve na Delegacia de Polícia Civil (DPC) do maior município do Cone sul no início da tarde desta sexta-feira, 6, para prestar apoio e solidariedade ao grupo composto por 12 camponeses do município de Chupinguaia que se entregou à polícia no início da tarde desta sexta-feira, 6. Eles foram condenados pela invasão à Fazenda Dois Pinguins, propriedade que pertence à família Caramello, em fevereiro de 2012.

A representante sindical conversou com os jornalistas que estavam na DPC cobrindo o caso a pedido do próprio grupo, que pediu para não conversar com a imprensa. Adriane relatou que em nenhum momento os camponeses tentaram impedir os trâmites legais do processo, e nunca negaram colaboração quando solicitados, fato que fez a justiça permitir que eles respondessem em liberdade.

Adriane contou, ainda, que o fato de eles se entregarem foi justamente para atender uma determinação judicial. “Ainda cabem recursos, e é o que vamos fazer”, garante. A representante sindical contou, ainda, que o próximo passo da defesa do grupo é justamente recorrer da decisão, ao passo em que irá tentar garantir o direito dos camponeses ficarem em liberdade até o trânsito em julgado.

Sobre o dia da invasão, ela foi enfática ao dizer que não há provas concretas acerca do emprego de violência, e que o grupo não invadiu a propriedade, apenas retomou as terras que já lhes pertenciam, onde estavam morando e produzindo há pelo menos oito anos. “Eles tinham casas construídas, criações. Eles não sabiam que estavam impedidos de retornar ao local, e quando foram informados, deixaram a região sem questionar”, relata.

Junto com o grupo também foram condenados o líder sindical, Udo Wahlbrink, preso na última terça-feira, 3, bem como o vereador Roberto Pinto (PSD), e o agricultor Pedro Arrigo, apontados (e condenados) pela investigação como mentores intelectuais da invasão.

Veja mais sobre o assunto através dos links

http://www.extraderondonia.com.br/2015/03/06/agricultores-com-mandado-de-prisao-se-entregam-a-policia/

http://www.extraderondonia.com.br/2015/03/06/chupinguaia-roberto-pinto-pede-afastamento-da-camara-de-vereadores/

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO