Estamos em guerra governo 728×90  – ALE celular 300×250
Estamos em guerra 468×60

capaRealizar exercícios para o fortalecimento do períneo traz muitos benefícios para as mulheres, contribuindo para melhorar a vida sexual e também diminuindo a incontinência urinária, mas muitas mulheres ainda se sentem envergonhada de falar no assunto.

Para ajudar as vilhenenses o Extra de Rondônia entrevistou a fisioterapeuta Litiê Ferreira para falar sobre o assunto, que deu dicas de exercícios de pilates que as mulheres podem realizar em casa para fortalecer o períneo.

Extra de Rondônia: O que é períneo?

Litiê Ferreira- O períneo é também conhecido como “assoalho pélvico”. E um conjunto de músculos localizados na região pélvica, como mostra na imagem.

Extra de Rondônia: Qual a função deste conjunto de músculos?

Litiê Ferreira- Os músculos do assoalho pélvico têm importantes funções, contraem-se para manter a continência urinária e fecal e relaxam-se permitindo o esvaziamento intestinal e vesical, evitam o deslocamento dos órgãos pélvicos e participam da responsividade sexual feminina normal, sendo extremamente importante para permitir o parto normal.

Extra de Rondônia: Quais os problemas da fraqueza desta região?

Litiê Ferreira- Vários problemas são causados pelas disfunções perineais, como a incontinência urinária que é aquela sensação de que se você espirrar ou tossir pode perder algumas gotinhas ou até mesmo um pequeno jato de urina. A incontinência fecal que é a perda involuntária de gases ou fezes. Obstipação, dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes. Retenção urinaria que é a dificuldade em esvaziar a bexiga. Prolapso dos órgãos pélvicos que é a descida da bexiga, útero e intestino, ou até mesmo dores pélvicas durante o a relação sexual.

Extra de Rondônia: Como prevenir ou tratar?

Litiê Ferreira- A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável, por isso é essencial uma boa alimentação, higiene íntima, estar em dia com os exames ginecológicos e atividade física com ênfase na região perineal.

Entre as modalidades de exercícios o Pilates é a melhor opção, pois além de trabalhar o condicionamento físico, alongamento, postura, equilíbrio e respiração ele contribui para o fortalecimento muscular global e especifico, aumentando a consciência corporal e percepção do assoalho pélvico.

Durante o condicionamento especifico recomendamos o uso de cone vaginal que é uma espécie de “halter” com vários pesos. Pode ser utilizado por alguns minutos ao dia ou durante a aula pilates. A intenção é conseguir sustentar o cone sem deixa-lo cair.

Para melhor comodidade para fazer os exercícios e poder orientar as pacientes com um dialogo aberto sem constrangimentos, estamos lançando aulas de pilates com horários exclusivos para mulheres, venha fazer parte da nossa equipe. Caso queira adquirir os cones vaginais temos a venda.

Para as pessoas que desejam conhecer o método é só ir até o Studio Litiê Ferreira que fica localizado na Avenida Major Amarante, número 4119, no Centro Empresarial Capra, no segundo andar, na sala 203, no centro de Vilhena e marcar uma avaliação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (69)3321-6144/8436-3574/8118-9679/9966-9300.

Dicas de exercícios:

Horse: fortalece assoalho pélvico, adutores e glúteos
Horse: fortalece assoalho pélvico, adutores e glúteos
Ponte no cadillac com flex ring: fortalece assoalho pélvico, adutores, glúteos, posterior da coxa e panturrilha
Ponte no cadillac com flex ring: fortalece assoalho pélvico, adutores, glúteos, posterior da coxa e panturrilha
Equilíbrio de joelhos na bola suíça: fortalece assoalho pélvico, adutores, glúteos e abdômen
Equilíbrio de joelhos na bola suíça: fortalece assoalho pélvico, adutores, glúteos e abdômen
Ponte com apoio unilateral no reforme: fortalece assoalho pélvico, glúteos, paravertebrais e abdômen
Ponte com apoio unilateral no reforme: fortalece assoalho pélvico, glúteos, paravertebrais e abdômen

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

estamos em guerra 728×90 2
covid 468×60

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO