Maurão, presidente da ALE, fez duras críticas contra o JBS
Maurão, presidente da ALE, fez duras críticas contra o JBS

Em defesa dos produtores e contra a formação de cartel, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), tem feito duros pronunciamentos contra o que chama de monopólio do grupo JBS Friboi em Rondônia.

E dando prosseguimento nessa busca de informações sobre o setor frigorífico do Estado, o deputado apresentou requerimento à Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), solicitando informações sobre a legislação em vigor, que tratam da tributação relativa aos frigoríficos em todo o país.

A ideia, segundo o presidente da Casa, é comparar os benefícios tributários e incentivos que Rondônia oferece, em relação às demais unidades da federação. “Só de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Rondônia reduziu a tributação de 12% para 3%. É cobrada ainda uma contribuição de 1,5% para o Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), cuja arrecadação estamos buscando informações, através de um requerimento de autoria coletiva nesta Casa”, relatou.

Segundo o parlamentar, somente com essa isenção, Rondônia estaria deixando de arrecadar anualmente cerca de R$ 120 milhões de imposto do grupo JBS Friboi, que controla hoje já 45% do mercado de abate de bovinos no Estado.

“É um grupo muito poderoso economicamente, que está adquirindo frigoríficos menores e os fechando, numa clara demonstração de que quer controlar o mercado e praticar o preço do boi que quiser. Por isso, manter essa isenção é um risco aos criadores, além de gerar prejuízos ao erário”, completou.

 

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO