DSC_6839Depois de muita pesquisa e levantamento de dados, o município de Vilhena lançou na manhã desta terça-feira, 07, em Audiência Pública, o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PLADMUV). O programa projeta a cidade para os próximos anos e foi lançado pelo prefeito Zé Rover.

A audiência contou ainda com a presença do vice-prefeito Jacier Dias, secretário governamental, Gustavo Valmórbida, secretário de Trânsito, Arli Schutz, diretor do SAAE, Josafá Bezerra, a coordenadora do PLADMUV, Sueli Magalhães e o promotor de Justiça, Pablo Viscardi. Representantes da sociedade civil organizada, Polícia Militar, Aciv, e população em geral também participaram.

O promotor parabenizou a população por participar na elaboração do plano e enfatizou que cidadania não é só ter direito, é também dever. “O município está fazendo sua parte, planejando, estabelecendo metas, mas para que esses projetos funcionem efetivamente precisamos também da participação dos cidadãos. Aproveito a ocasião para parabenizar o prefeito pela iniciativa de pensar não apenas na Vilhena de hoje, mas por planejar o futuro, através desse Plano, do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o Saneamento Básico, entre outras ações”, discursou Viscardi.

Já o prefeito agradeceu a parceria com a promotoria na elaboração do planejamento municipal e o empenho dos servidores municipais em buscar soluções para as questões apontadas pelo PLADMUV. “Vai ser uma organização para o município porque estamos planejando Vilhena no sentido de acessibilidade, urbanismo, transporte público, entre outras questões que envolvem o trânsito e a mobilidade urbana. É um planejamento para o desenvolvimento de 20 a 30 anos”, explicou.

A elaboração do Plano Municipal é recomendação do Governo Federal para facilitar a captação de recursos para o município. Na captação das informações, a equipe realizou pesquisa de campo com observação das principais ruas e avenidas da cidade, além de um questionário online disponível para a pesquisa junto à população.

A coordenadora da equipe, Sueli Magalhães, explicou que o plano é um estudo minucioso da cidade para analisar de forma sistêmica a movimentação de pessoas e mercadorias, avaliando todas as demandas de deslocamento e modais de transporte e serve de referência para determinação de ações e investimentos públicos.

Durante a audiência a equipe interagiu com os participantes, tirando dúvidas, apresentando dados da pesquisa e dialogando sobre a solução de problemas. Os temas abordados pelo PLADIMUV versam sobre a implantação de ciclovias, adequação de terminais coletivos, estacionamentos no centro da cidade, adequação de calçadas, sinalização, acessibilidade, entre outros.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO