arrigo coloridoNas semanas anteriores apresentamos, de maneira macro, as propostas  do Plano Nacional de Educação bem como do Plano Municipal, agora iremos pontuar algumas ações do plano que certamente produzirão impactos positivos a curto prazo na rede municipal.

Meta 1 – Universalizar o atendimento de crianças com 4 e 5 anos de idade, até 2016 e ampliar a oferta de atendimento em creches para 35% da população de 0 a 3 anos de idade, sendo 20% deste percentual em regime integral, até o final da vigência deste Plano Municipal de Educação (2015 a 2024), garantindo a qualidade no atendimento educacional das crianças na Educação Infantil.

Assim como em muitas outras, esta meta em parte já está sendo cumprida em nosso município, pois hoje, mês de abril, ainda temos ofertas de vagas para crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Aliás, estamos além da meta, pois temos também ofertas de vagas até mesmo para crianças com  03 anos completos. O que é muito comum acontecer é não ter a vaga na Escola mais próxima da residência, o que não é bom, mas esse é assunto para outro momento.

Entretanto, em relação  a matrículas para crianças de 0 a 3 anos de idade, nossa realidade financeira ainda não contempla esse atendimento conforme a demanda. Essas crianças ainda necessitam de um cuidado que vai além da educação, o que eleva de maneira importante os custos de manutenção. Entendemos que há uma grande parcela da comunidade que precisam desse serviço público. A maioria são mães que necessitam trabalhar pois, muitas vezes são a única fonte de renda da família e não tem onde deixar seus filhos.

E quando a meta segue para o ensino integral os problemas se intensificam. A Educação no Brasil não está preparada para o ensino integral, no que diz respeito aos investimentos. O Governo Federal precisa urgentemente criar um novo sistema de composição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimentoda da Educação Básica (FUNDEB), que possibilite aos municípios atenderem essa demanda da comunidade.

A boa notícia, e a damos com muito prazer, é que mesmo om todas as limitações financeira impostas pelo sistema brasileiro na área da Educação, Vilhena tem avançado, e neste ano de 2015 iniciamos as atividades na primeira Escola pública de atendimento integral do município de Vilhena, trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil professora Aparecida da Silva. São atendidas 32 crianças a partir de 2 anos, em instalações amplas e de muita qualidade.

Texto: José Carlos Arrigo

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO