Vereadores que fazem parte da atual legislatura, tendo Junior Donadon como presidente da Casa de Leis
Vereadores que fazem parte da atual legislatura, tendo Junior Donadon como presidente da Casa de Leis

A atual formação da Câmara de Vereadores conseguiu romper uma tradição negativa do Parlamento local, que nas últimas décadas vinha perdendo prestígio perante a comunidade.

Cientes de seu papel no contexto político-administrativo, os vereadores estreantes e veteranos quebraram o paradigma que reinava e, apesar de algumas reclamações – geralmente desprovidas de conhecimento acerca da função parlamentar – vem realizando um trabalho correto e produtivo. Servindo como elo entre a comunidade e o Poder Público, os edis estão resgatando a credibilidade do Legislativo, fator de importância ímpar à comunidade.

Composta por pessoas experientes na política e conhecedores dos problemas da comunidade, a atual legislatura também se destaca pela paridade entre seus integrantes. Pode-se dizer que se trata de um grupo homogêneo e avesso ao personalismo, cujas ações individuais geralmente contam com apoio unânime. Desta forma não se pode destacar um ou outro integrante de maneira mais positiva ou negativa.

Sem perder de vista o limitado – todavia vital – poder de atuação do cargo, atualmente não se vê parlamentar dando mancadas ou tentando agir como se fosse componente do Poder Executivo. Tal clareza permite eficiência na gestão, e quem tem ganhado com isso é a população em geral. O nível das manifestações na tribuna da Casa de Leis é elevado, e já não se assiste mais discussões e bate-bocas do passado, que não poucas vezes transformavam as sessões em picadeiro de circo.

Com intervenções pontuais e precisas, Célio Batista, Marta Moreira, Professora Valdete, Jairo Peixoto, José Garcia, Carmozino Alves, Marcos Cabeludo, Vanderlei Graebin, Maria José e Junior Donadon, este último presidente do Poder Legislativo, apresentam projetos e indicações pertinentes; mantém contato permanente com a comunidade; encaminham demandas significativas ao Executivo; e também interagem com camadas mais elevadas na esfera política, angariando apoio de deputados estaduais e federais ao Município. De tal forma contribuem positivamente com o desenvolvimento de Vilhena e marcam em cima as iniciativas da administração municipal, sem fazer oposição apenas para ser “do contra”.

Tal conduta tem sido elemento capaz de marcar um novo período do Poder Legislativo vilhenense, e sendo mantida servirá como referencial aos parlamentares do futuro. Espera-se, entretanto, por parte da comunidade, mais participação (principalmente nas sessões legislativas), pois desta forma haverá uma clareza melhor e a comunidade terá conhecimento das atribuições específicas de um Vereador. Infelizmente há uma deturpação geral no meio social sobre o papel do vereador e sobre os políticos. Isto está mudando. E Vilhena é que ganha com isso, proporcionando ao seu povo benefícios e progresso. E, o mais importante: compreensão e apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Parlamento para que diminuam as críticas equivocadas e muitas vezes injustas aos vereadores atuais.

 

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO