catoCom objetivo de comemorar Dia Internacional da Dança, celebrado nesta quarta-feira, 29, o grupo de Dança Sênior de Vilhena, através da Regional 5, vai realizar uma apresentação. O evento acontece a partir das 19h30minh no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

As dirigentes do grupo Rosângela Goebel e Lucimar Rodrigues explicam que o evento será um momento preparado para expressar a alegria que a dança proporciona, de rever amigos de descontração para os membros do grupo.

“A Dança é a arte de movimentar o corpo, através de uma sequência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele”, diz Rosângela.

Sobre a dança

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva.

Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO