O idoso Ouvídio Eduardo Ribeiro, de 71 anos, vem vivenciando situações constrangedoras
O idoso Ouvídio Eduardo Ribeiro, de 71 anos, vem vivenciando situações constrangedoras

Há mais de 30 anos morando com a mesma família, o idoso Ouvídio Eduardo Ribeiro, de 71 anos, vem vivenciando situações constrangedoras.

A equipe de reportagem do Extra de Rondônia foi acionada por vizinhos para acompanhar a situação na Rua 1511, no bairro Cristo Rei, em Vilhena.

Irritados, vizinhos relataram que o homem já foi agredido com cabo de vassoura e até mesmo sendo obrigado a realizar alguns serviços pesados, como, por exemplo, carregar terras numa carriola para aterrar uma antiga fossa.

Além das agressões e a obrigatoriedade de realizar as tarefas pesadas, o idoso também é obrigado a deixar o seu cartão de recebimento do salário da aposentadoria nas mãos dos acusados de maus tratos.

Algum tempo atrás – conforme a denúncia – a vítima chegou a ser encaminhada ao Lar do Idoso, porém, quando a família soube que seria necessário deixar o cartão de saque da aposentadoria com o beneficiário, a família recusou em deixá-lo ir.

Com medo de represálias, o idoso, que reside na casa de um casal que também são de idades avançadas, disse ao Extra de Rondônia que realiza os trabalhos “por que gosta de trabalhar”.

Após alguns minutos de conversa com o site, entretanto, o homem deixou escapar a confirmação das tais agressões. Segundo o idoso, um homem identificado como “Geraldo”, que é o dono da casa onde mora, sempre faz promessas de levá-lo a São Paulo para tentar encontrar seus parentes, já que é sozinho e não sabe onde encontrá-los.

Contudo, a conversa não passa de uma promessa vazia. Segundo testemunhas, toda vez que alguém chega próximo ao idoso para tentar um diálogo, “Geraldo” fica por perto para evitar que ele o “entregue”.

Para poder comprar seus medicamentos, Ouvídio é obrigado a garimpar alumínio pelas ruas. “Eu cato mesmo. Quando me falta dinheiro, vendo latinhas para comprar meus remédios”, disse o idoso.

Como se não bastasse, o idoso é obrigado a dormir na varanda da residência e almoçar fora da casa, já que é proibido ficar com a família.

Enquanto a reportagem  do Extra de Rondônia tentava conversar com o idoso, “Geraldo” ficava por perto para tentar ouvir, e dizia que o homem precisava carregar toda a terra para dentro da residência, pois um filho do casal iria chegar em breve.

PENA POR MAUS-TRATOS

Dados do IBGE mostram que a população de idosos cresce de forma acelerada. Estima-se que até 2020 o país tenha 40 milhões de pessoas acima de 60 anos. Com isso, seremos o sexto país com mais idosos no mundo.

Segundo o artigo 99 do Estatuto do Idoso, expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado, a pena aplicada poderá ser de 1 a 12 anos de reclusão.

O idoso vem sendo obrigado a realizar alguns serviços pesados
O idoso vem sendo obrigado a realizar alguns serviços pesados
 Ao site, o idoso deixou escapar a confirmação das tais agressões
Ao site, o idoso deixou escapar a confirmação das tais agressões
Para poder comprar medicamentos, Ouvídio é obrigado a garimpar alumínio pelas ruas
Para poder comprar medicamentos, Ouvídio é obrigado a garimpar alumínio pelas ruas

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO