A deputada e o Cônsul peruano Félix Vasquez
A deputada e o Cônsul peruano Félix Vasquez

A deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB) recebeu em seu Escritório Parlamentar de Apoio, na manhã deste sábado, 30, o Cônsul do Peru, Félix Vasquez Solís, que atua nos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O encontro teve como intuito o fortalecimento comercial entre o Estado de Rondônia com o Peru, tendo em vista que ambos têm interesses em comum.

O Peru tem uma economia voltada para agricultura e é hoje um grande produtor de alho, cebola, azeitona, cimento, entre outros produtos, e, segundo Felix Vasquez, o país tem interesse de coloca-los à disposição da população rondoniense.

Um dos grandes fatores que dificulta um maior estreitamento comercial é o valor do transporte e os altos impostos.

Segundo ele, os produtos peruanos têm qualidade e competividade para entrar no mercado rondoniense, e o representante peruano mostrou interesse em falar com representantes políticos do Estado para intermediar o acordo.

Felix Vasquez relatou que algumas empresas vilhenense já têm parceria com o Peru, e que um acordo iria aumentar a transação comercial entre os dois países, tendo em vista que o último acordo realizado entre eles já tem mais de 14 anos. “Temos que considerar o avanço na economia e que as grandes potências mundiais a cada dia fazem mais investimento, é necessário que haja uma atualização para maior competividade dos países vizinhos”, opinou o Cônsul que mencionou que no momento o Peru não faz parte do Mercosul, porém, está associado a ele.

Vasquez citou que os políticos acreanos já têm algum tipo de relação comercial com o Peru, e acabam impedindo o maior estreitamento de relação de acordos com outros estados, pois apenas eles teriam domínio sobre produtos peruanos de grande interesse para o Estado do Acre.

Rosangela Donadon ouviu todos os argumentos do Cônsul e se propôs em intermediar a conversar com lideranças a nível federal . “É de suma importância fortalecermos o relacionamento com países vizinhos, principalmente quando o assunto é desenvolvimento econômico. Todos saem ganhando com isso”, disse a deputada.

Vendo a necessidade de um acordo bilateral entre os países, Rosangela Donadon convidou o Cônsul para residir o município de Vilhena, e instalar a sede do consulado peruano no município, o que facilitaria a aproximação de interesses comerciais.

Logo em seguida Rosangela Donadon acompanhou o Cônsul na visita à Granja Vilhena, um dos empreendimentos mais tecnológicos do estado, com sede no maior município do cone-sul. Vasquez ficou entusiasmado com a estrutura, pois o Peru não tem uma grande produção de ovos da forma como ele é produzido pela empresa.

Comitiva do Cônsul em reunião com lideranças municipais e estaduais
Comitiva do Cônsul em reunião com lideranças municipais e estaduais

Texto: Assessoria

Foto: Divulgação

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO