jose carlos arrigoPor muito tempo se pensou em eleição de diretores escolares como definição de gestão democrática. De fato esse é um dos instrumentos que constitui uma gestão verdadeiramente democrática, contudo, não é o único, nem mesmo o mais importante. Construir um PPP – Projeto Político Pedagógico que contemple decisões coletivas e, sobretudo que fomente a participação das comunidades, talvez seja o que melhor se aproxima do que é de fato gerir democraticamente. Os Conselhos Escolares, o CME – Conselho Municipal de Educação, o Conselho de Acompanhamento Social do FUNDEB, o Conselho de Alimentação Escolar, Conselho Tutelar, Ministério Público, Sindicatos, Igrejas, Associações de Bairros, Comércio local, enfim, todos estes entes, trabalhando de maneira articulada com as escolas contribuem para a efetivação de uma gestão descentralizada e participativa.

Meta 12 – Assegurar condições para fortalecer a efetivação da gestão democrática da educação, inclusive com eleição de gestores, por meio da participação direta da comunidade, bem como incentivar o envolvimento de órgãos de acompanhamento e fiscalização nas decisões em âmbito escolar.

Mas nada disso é possível se, além da participação destes atores, não houver  também a vontade política de se  articular uma discussão e fortalecer a implementação de políticas públicas que caminhem para essa direção, de uma escola independente do ponto de vista administrativo e pedagógico, mas acima de tudo consciente de seu importante papel democrático/social no município. Vilhena tem como marca essa característica, desde a gestão do Executivo Municipal até os ilustres Diretores Escolares, que assumiram essa postura altamente democrática em suas gestões.

Desta maneira o PME – Plano Municipal de Educação assegurará por força de Lei o gerenciamento democrático, na verdadeira acepção da palavra, da Educação Municipal de Vilhena.

Texto: José Carlos Arrigo

Foto: Divulgação

 

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO